Integrantes do New Order e baixista do Blur formam nova banda

Bad Lieutenant terá o baixista Alex James no lugar de Peter Hook, que decretou o fim do New Order em 2007

Da redação Publicado em 15/06/2009, às 16h31

Três membros do New Order, mais Alex James, baixista do Blur, juntaram forças no supergrupo Bad Lieutenant. De acordo com o site da rede britânica BBC, o coletivo já gravou um álbum, previsto para sair em outubro. Confira uma versão acústica de "Sink Or Swim", a primeira faixa do projeto a emergir na internet:

Bernard Sumner (vocal), Stephen Morris (bateria) e Phil Cunningham (guitarra) convocaram James para subsituir o posto ocupado, no New Order, por Peter Hook. Uma das pioneiras do movimento new wave, a banda - criada como derivação do Joy Division após o suicídio de Ian Curtis, em 1980 - se desfez em 2007, após desentendimento do trio com Hook.

Quanto à separação, nada pacífica, Sumner se limitou a dizer que, "basicamente, ele [Hook] deixou a banda, e é tudo o que quero dizer sobre isso. Nos dividimos em duas facções. Existe eu, Steve e Phil. A outra é Peter."

Sai Peter, chega Alex, com quem Bernard, Stephen e Phil entraram em estúdio para um álbum carregado em guitarras. "Porque temos três guitarristas na banda", explicou o ex-vocalista do New Order. Além do quarteto-base, o Bad Lieutenant conta com outros músicos de Manchester, terra natal do grupo do New Order.

Os planos do Bad Lieutenant envolvem uma turnê ainda este ano, além de participações em festivais de 2010. Enquanto isso, Hook desenvolve seus próprios projetos, como a participação em duas faixas de Divided by Night, quarto álbum do duo norte-americano The Crystal Method.

No sábado, 13, James se juntou a Damon Albarn, Graham Coxon e Dave Rowntree, companheiros do Blur, para o primeiro show de retorno da banda de brit-pop. Há sete anos longe dos palcos - e quase uma década sem tocar com a formação original -, o Blur optou por uma performance intimista, dirigida "a amigos e familiares", no museu East Anglian Railway, próximo à cidade de Colchester, no Reino Unido - o mesmo local em que eles se apresentaram pela primeira vez, há cerca de 20 anos.