Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Integrantes do Radiohead revelam novidades de projetos paralelos

O baterista Philip Selway e o guitarrista Jonny Greenwood lançarão discos com outros grupos ainda este ano

Redação Publicado em 03/08/2014, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jonny Greenwood e Philip Selway (Radiohead) - Montagem/AP
Jonny Greenwood e Philip Selway (Radiohead) - Montagem/AP

O retorno do Radiohead aos estúdios está sendo anunciado por seus integrantes ao longo do ano. A última vez foi em julho, quando o guitarrista Jonny Greenwood afirmou: “Vamos começar [a trabalhar em um novo disco] em setembro”. Entretanto, tanto o próprio Greenwood quanto o baterista Philip Selway participarão de álbuns com outros grupos ainda em 2014.

Radiohead fez um dos dez melhores shows da história do Grammy.

Nas “férias” da sua banda principal, Jonny Greenwood se manteve ocupado, trabalhando em trilhas sonoras (incluindo a do filme de Paul Thomas Anderson, Inherent Vice) e tocando com orquestras. O trabalho dele com a Australian Chamber Orchestra, Water, ganhou na última quinta, 31, data de lançamento: 26 de outubro.

A ACO sairá em turnê com o novo trabalho e Greenwood não esconde a vontade de tocar música clássica ao vivo. “Eu amo a inconstância da música ao vivo. Ela é tocada no salão – que é infinitamente variável de um concerto para o outro – e em um instante ela se vai, absorvida pelas paredes”, ele disse, recentemente.

Reconectando o Radiohead: como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

“Diferente de gravações, isto nunca é idêntico. Pode sair ligeiramente (ou muito) ruim a qualquer momento. Além de que tudo é compartilhado igualmente por todos no salão”, concluiu. Veja abaixo um vídeo dele tocando com a ACO:

O segundo trabalho de Selway, Weatherhouse também está bem encaminhado. “De início queríamos que o disco fosse de nós três e dividimos vários instrumentos entre nós”, disse o baterista em comunicado recente, comentando a participação da dupla Adem Ilhan (do grupo Fridge) e Quinta, que acompanhou o músico nas gravações.

“Com um estúdio inspirador e uma boa mesa de som, nos sentimos como uma banda. Tocar com músicos diferentes é uma grande motivação. Eu me sinto motivado em Weatherhouse, mas também me divertindo muito”, revelou Selway.

Thom Yorke chama Spotify de “o último suspiro de uma velha indústria”.

Com lançamento marcado para 6 de outubro, o álbum já teve a primeira faixa, “Coming Up For Air”, revelada. E nesta sexta-feira, 1º, ela ganhou um videoclipe psicodélico e instigante. Assista abaixo: