Julian Casablancas libera primeira faixa

"11th Dimension" está em Phrazes for the Young, estreia solo do frontman dos Strokes

Da redação Publicado em 23/10/2009, às 12h28

"11th Dimension" se tornou a primeira faixa conhecida do álbum solo de Julian Casablancas, após ser liberada no MySpace do artista. Se depender da música, Phrazes for the Young, estreia solo do vocalista dos Strokes, terá indisfarçável influência do synth pop oitentista. O disco será lançado em 19 de outubro no Reino Unido, e um dia depois nos Estados Unidos. Escute abaixo:

O cantor já toca músicas da nova empreitada em shows. Por conta disso, sua gravadora, RCA, vem fazendo vigília em portais como YouTube, para retirar vídeos de fãs que adiantem o repertório de Phrazes for the Young.

A ideia de Julian, com o álbum solo, de sonoridade distante à dos Strokes, era associar "música moderna" ao "poder e seriedade da música mais velha", conforme disse em entrevista no início de agosto.

O disco foi gravado em três pólos: Los Angeles, Nebraska e Nova York (nesse caso, na casa do próprio músico). Jason Lader assumiu a produção, que ainda conta com Mike Mogis, do Bright Eyes.

Albert Hammond Jr., guitarrista dos Strokes, já tem dois discos sem os companheiros de banda: Yours to Keep (2006) e e ¿Cómo Te Llama? (2008).

Fabrizio Moretti, baterista do grupo, também mantém projeto paralelo, o Little Joy, com o hermano Rodrigo Amarante e Binki Shapiro.

Enquanto isso, os Strokes trabalham no quarto álbum de estúdio desde pelo menos o começo do ano. Em março, o vocalista revelou à Rolling Stone EUA que o sucessor de First Impressions of Earth (2006) terá "alguma influência dos anos 70, como Thin Lizzy ou Elvis Costello" - pelo visto, bem diferente do synth pop de "11th Dimension".