Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Filantropia

Matthew Perry: fundação é criada para ajudar pessoas que enfrentam dependência química

Equipe do ator, que faleceu aos 54, foi responsável pela criação da organização

Matthew Perry (Foto: Jason Merritt/Getty Images)
Matthew Perry (Foto: Jason Merritt/Getty Images)

Uma fundação criada em homenagem ao astro de Friends (1994), Matthew Perry— que morreu no mês de outubro aos 54 — foi criada para ajudar pessoas na luta contra a dependência química. 

A Fundação Matthew Perry foi criada pela equipe do ator e será mantida pelo National Philantropic Trust, quem em comunicado disse que essa é “a realização do compromisso duradouro de Matthew em ajudar outras pessoas que lutam contra a doença do vício. Honrará o seu legado e será guiada pelas suas próprias palavras e experiências e impulsionada pela sua paixão por fazer a diferença no maior número de vidas possível.”

+++LEIA MAIS: Matthew Perry: testes toxicológicos iniciais não apontam uso de metanfetamina e fentanil

O ator sempre foi aberto em relação à sua batalha contra os vícios. Em seu livro,  Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing (2022), o ator fala com sinceridade sobre essa parte de sua trajetória. Ao longo de sua vida o próprio Perry também tentou ajudar pessoas em situações semelhantes a dele.

O ator chegou a transformar sua propriedade em Malibu em uma casa de sobriedade para homens lutando contra o abuso de substâncias, batizada Perry’s House, ela funcionou por dois anos, até ser fechada em 2015.

+++LEIA MAIS: Salma Hayek relembra 'vínculo especial' com Matthew Perry em E Agora, meu Amor?

Na página da fundação da internet uma citação resgatada após sua morte fica em evidência:  “Quando eu morrer, não quero que Friends sejam a primeira coisa mencionada - quero que ajudar os outros seja a primeira coisa mencionada. E vou viver o resto da minha vida provando isso.”

Em entrevista ao Today, a co-criadora da série, Marta Kaufmann, disse que o amigo estava “estava emocionalmente em um bom lugar. Ele parecia bem. Ele parou de fumar. Sim, ele estava sóbrio. Ele aprendeu coisas ao longo disso e o que aprendeu mais do que tudo é que quer ajudar outros adictos, e isso lhe deu um propósito.”

+++LEIA MAIS: Lisa Kudrow quer adotar cachorro de Matthew Perry, diz site