Mercury Awards anuncia indicados

Álbuns dos veteranos Radiohead, Robert Plant e British Sea Power concorrem com a estreante Estelle e mais oito artistas como o melhor de 2007

Da redação Publicado em 22/07/2008, às 15h59 - Atualizado em 24/07/2008, às 11h33

O álbum In Rainbows, do Radiohead, é um dos concorrentes ao Mercury Awards neste ano; o disco foi lançado em dezembro de 2007
James Dimmock

A organização do Mercury Awards divulgou nesta terça-feira, 22, os indicados deste ano ao troféu de melhor álbum britânico feito em 2007. In Rainbows, do Radiohead; Raising Sand, de Robert Plant e Allison Krauss; e Shine, de Estelle são alguns dos doze concorrentes ao prêmio, que será entregue na Inglaterra em 9 de setembro.

No último ano, os vencedores foram os estreantes do Klaxons, com o álbum Myths of Near Future. A banda é considerada a responsável pela popularização da New Rave. Leia mais sobre a premiação de 2007 aqui.

É de praxe que todos os doze artistas concorrentes se apresentem antes da entrega do prêmio, que é transmitido pela BBC2 no Reino Unido. Em 2007, o Arctic Monkeys não se apresentou. A banda foi vencedora do Mercury em 2006 com seu disco de estréia, Whatever People Say I'm, That's What I'm Not. Neste ano, o vocalista do grupo, Alex Turner, concorre com o álbum de seu projeto paralelo, o Last Shadow Puppets.

Confira abaixo a lista completa de indicados do Mercury Awards 2008, selecionada a partir de 240 álbuns que ficaram no topo da parada britânica em 2007:

Adele - 19

British Sea Power - Do You Like Rock Music?

Burial - Untrue

Elbow - The Seldom Seen Kid

Estelle - Shine

Laura Marling - Alas I Cannot Swim

Neon Neon - Stainless Style

Portico Quartet - Knee-Deep in the North Sea

Rachel Unthank & The Winterset - The Bairns

Radiohead - In Rainbows

Robert Plant & Alison Krauss - Raising Sand

The Last Shadow Puppets - The Age of the Understatement