Mike Scaccia, guitarrista do Ministry, sofre colapso no palco e morre aos 47 anos

O músico foi responsável por gravar um dos mais bem-sucedidos discos da banda, Psalm 69

Rolling Stone EUA Publicado em 23/12/2012, às 15h50 - Atualizado em 24/12/2012, às 10h24

Mike Scaccia
AP

Mike Scaccia, o guitarrista de Ministry e Rigor Mortis, morreu na noite deste sábado, 22, aos 47 anos. O músico estava se apresentando no Rail Club, no Texas, como parte da celebração de 50 anos do cantor Bruce Corbitt, do Rigor Mortis, quando sofreu um colapso. Logo após ele foi levado ao hospital, onde foi declarado morto.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Scaccia nasceu em Nova York no dia 14 de julho de 1965 e fundou o Rigor Mortis em 1983. Seis anos mais tarde, o guitarrista foi convidado por Al Jourgensen a se juntar ao Ministry. O primeiro álbum completo da banda com o novo integrante foi o mais bem-sucedido comercialmente - Psalm 69: The Way to Succeed and the Way to Suck Eggs, de 1992, que incluía clássicos como “N.W.O.” e “Jesus Built My Hotrod”, e rendeu à banda uma aparição no Lollapalooza daquele ano.

Além disso, Scaccia apareceu em outros trabalhos de grupos como Revolting Cocks, Lard e Buck Satan and the 666 shooters. O trabalho mais recente que participou foi Relapse, disco do Ministry lançado neste ano.

Em sua página do Facebook, Corbitt postou uma breve mensagem após a morte do colega: “Meu irmão se foi! A única razão de eu ser quem eu sou é esse homem. Se não fosse por ele, eu nem estaria em banda nenhuma. Descanse em Paz, Mike Scaccia! O maior guitarrista que eu já conheci”.

Na página oficial do Facebook do Ministry uma mensagem também foi postada: “MICHAEL RALPH SCACCIA... Nosso mais querido amigo. Nós te amamos. Nós sentimos sua falta. Que Deus descanse sua alma preciosa. Não podem mensurar essa perda”.