Monica Bellucci se junta a Rachel Weisz em The Whistlerblower

Outros quatro atores também foram associados ao drama sobre pacifista que denuncia escândalos sexuais envolvendo a ONU, na Bósnia

Da redação Publicado em 21/10/2009, às 10h58

Cinco adições ao cast do drama The Whistlerblower: Monica Bellucci (Irreversível), Vanessa Redgrave (Desejo e Reparação), David Strathairn (Boa Noite e Boa Sorte), Nikolaj Lie Kaas (Anjos e Demônios) e Anna Anisimova (descrita pela mídia internacional como "a Paris Hilton da Rússia").

Eles se juntarão a Rachel Weisz, que assume o papel principal no filme-denúncia sobre escândalos sexuais acobertados pelas Nações Unidas na Bósnia pós-guerra.

Sob direção da estreante Larysa Kondracki, Weisz interpretará Kathryn Bolkovac, uma policial nativa do Nebraska (Estados Unidos) que serve como voluntária na Bósnia, devastada pela sangrenta guerra que opôs, nos anos 90, bósnios, sérvios e croatas.

A protagonista viaja ao país do leste europeu em 1999 para se juntar a forças pacíficas. Lá, fica encarregada de tocar um departamento que investiga abusos sexuais - até descobrir que também os supostos agentes da paz, em esquema que abrange de policiais internacionais a oficiais da ONU, cometiam os mesmos crimes que deveriam combater.

A denúncia de Bolkovac lhe custou o emprego, embora registros oficiais tenham lhe imputado, na época, delitos relacionados à falsificação de documentos. Num tribunal em 2002, a norte-americana trouxe à tona acusações de estupro, escravidão sexual e espancamento de mulheres.

Assim o roteiro de The Whistlerblower Kondracki, também diretora, e Eilis Kirwan. A coprodução Canadá-Alemanha, já comentada há pelo menos três anos, começará as filmagens na próxima semana, na Romênia.

Weisz, que rodou recentemente Um Olhar do Paraíso, de Peter Jackson, tem outro projeto à vista: ela contracenará com Hugh Jackman e Robert Pattinson no épico épico The Unbound Captives.