Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix, aos 92 anos

Uderzo é considerado um dos maiores autores da França

Redação Publicado em 24/03/2020, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Albert Uderzo (Foto: Sipa via AP Images)
Albert Uderzo (Foto: Sipa via AP Images)

Albert Uderzo, o criador de Asterix e Obelix , morreu nesta terça, 24, aos 92 anos, na casa dele em Paris. A informação foi confirmada pela família do desenhista. 

Segundo o genro Bernard de Choisy em comunicado liberado à imprensa, o ilustrador morreu "de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas".

+++ LEIA MAIS: Qual o destino da franquia O Senhor dos Anéis depois da morte de Christopher Tolkien?

Uderzo inventou ao lado de René Goscinny - morto em 1977 -, o personagem Asterix em 1959. As aventuras do gaulês francês e do amigo Obelix fizeram sucesso como histórias em quadrinhos. O desenhista conquistou uma marca significativa com as edições da narrativa, que venderam 380 milhões de cópias em 111 idiomas, de acordo com o G1.

 Outro trabalho notório do ilustrador é a também série de quadrinhos Oumpah-pah, criada em 1958. 

O impacto de Uderzo é imenso. A Index Translationum da UNESCO aponta o desenhista como o décimo autor de língua francesa mais traduzido e o terceiro autor de quadrinhos de língua francesa mais traduzido - ambas as colocações em escala global.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?