Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Carlo Rambaldi, “pai” do E.T. e do Alien

O especialista em efeitos especiais que criou alguns dos personagens mais marcantes do cinema estava com 86 anos

Redação Publicado em 10/08/2012, às 17h54 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlo Rambaldi - AP
Carlo Rambaldi - AP

Morreu nesta sexta, 10, em Lamezia Terme, sul da Itália, o especialista em efeitos especiais e vencedor de três Oscars Carlo Rambaldi. De acordo com informações da imprensa local, ele estava com 86 anos. O artista italiano trabalhou em mais de 30 filmes, mas ficou especialmente conhecido por ter criado e manipulado dois personagens clássicos do cinema: E.T., de 1982, e Alien, de 1979. Os dois trabalhos lhe renderam prêmios da academia, assim como King Kong, de 1976.

E.T. - O Extraterrestre completa 30 anos

“Carlo Rambaldi foi o Geppetto do E.T.”, disse Steven Spielberg, que dirigiu o filme protagonizado pela criatura extraterrestre que fez a alegria de tantas crianças. “Todos nós que nos maravilhávamos e ficávamos incrédulos com seu talento e capacidade artística estamos profundamente tristes com a notícia da morte dele”.

A área de especialidade de Rambaldi era a mecatrônica, que junta as habilidades mecânica, elétrica e design de sistema. Purista, era contra o uso da computação gráfica, que considerava mais cara e trabalhosa.

Carlo Rambaldi começou a carreira na Itália. Foi levado para Hollywood pelo famoso produtor Dino De Laurentiis, que o contratou para trabalhar em King Kong.