Morre Little Richard, um dos fundadores do rock, aos 87 anos

Confirmada pelo filho do cantor, Danny Penniman, via Rolling Stone EUA, a causa da morte ainda é desconhecida

Redação Publicado em 09/05/2020, às 11h08

None
Little Richard (Foto: Patrick SemanskyAP)

Little Richard, um dos pioneiros do rock, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho do cantor, Danny Penniman, via Rolling Stone EUA. A causa da morte ainda é desconhecida. Há alguns anos o artista já estava com a saúde debilitada, tinha problemas no quadril, além de já ter sofrido um derrame. 

Com Tutti Frutti, de 1956, Richard fez uma série de hits ​​- "Long Tall Sally" e "Rip It Up" naquele mesmo ano, "Lucille" em 1957 e "Good Golly, Miss Molly" em 1958 - com um piano simples, mas vibrante e os vocais influenciados pelo gospel.  

+++ LEIA MAIS: Funk Gospel: Onde vive, como surgiu e quem escuta [ANÁLISE]

O músico foi responsável por influenciar uma geração de grupos que viriam pela frente, como os Beatles - que fizeram uma versão de "Long Tall Sally" - e Elton John. Richard foi eleito pela Rolling Stone EUA como o 8º maior artista da música de todos os tempos.

Richard Wayne Penniman nasceu no dia 5 de dezembro de 1932, em Macon, na Geórgia e cresceu em um ambiente familiar bastante religioso. Richard chegou a cantar em igrejas, porém, o pai não o apoiava como músico. Aos 13 anos, saiu de casa para morar com outra parte da família. O apelido "Little Richard" no meio musical surgiu em 1947 quando muitos artistas do R&B e do blues usavam o "little" de forma afetuosa. 

+++ LEIA MAIS: 4 especiais de TV dos anos 1960: Beatles, Led Zeppelin e mais 

A carreira do músico decolou após se apresentar no Tick Tock Club, em Macon. O que o levou a assinar o primeiro contrato com a RCA em 1951. O sucesso, porém, veio quatro anos depois, em 1955, quando o músico assinou com a Specialty Records e lançou os maiores hits da carreira.

 


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL