Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Zachary Quinto transforma o Natal no maior pesadelo infantil em nova série de terror NOS4A2

“Não há nada de animador em uma música de natal tocando em um cemitério”, disse Joe Hill, autor da história e filho de Stephen King

Yolanda Reis Publicado em 02/06/2019, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zachary Quinto em NOS4A2 (Foto: Divulgação / AMC)
Zachary Quinto em NOS4A2 (Foto: Divulgação / AMC)

“Não há nada de animador em uma música de natal tocando em um cemitério”. De fato, as palavras de Joe Hill, autor de NOS4A2 (lê-se Nosferatu), fazem todo o sentido. A nova série do canal AMC, que estreia nesta segunda, 3, junta ideias de extremos opostos: a alegria do natal, o medo de um vampiro assassino e o sequestro de crianças, já que “os pesadelos - e uma boa ficção de terror - pegam as coisas que amamos e as contaminam com tudo aquilo que é estranho.”

A história dá uma nova visão ao clássico vampiro que alimenta-se de vidas. Zachary Quinto (American Horror Story e Star Trek) vive o protagonista Charlie Manx, um vampiro de 135 anos que dirige um carro com a placa NOS4A2. Ele sai por aqui acolhendo crianças infelizes e neglicenciadas, com promessas mil de doces e presentes. Vão para um lugar mágico: Terra do Natal, onde todos os dias é natal e a infelicidade é proibida por lei. O caminho até lá é longo. E as crianças, no banco de trás, vão ficando cada vez mais cansadas. E o vampiro centenário, cada vez mais moço. É porque o combustível do veículo e o vigor vital do ser vêm quando as almas das crianças são sugadas.

Charlie Manx (Zachary Quinto) antes e depois de sequestrar uma criança (Foto: Divulgação/AMC)

A única pessoa que tem o poder de parar Manx é Vic McQueen (Ashleigh Cummings). A adolescente vive de modo conturbado e confuso, mas tem um poder único: quando está em sua moto, consegue encontrar qualquer coisa que procura. Mesmo quando sua busca é uma pessoa - ou um vampiro. Por isso, é a única pessoa que pode destruir Manx, e torna-se o maior tormento do monstro - que não consegue evitar em ficar encantado pela figura da poderosa garota.

Para Quinto, porém, Manx não é malvado, e muito menos o clássico vampiro sanguinário. Seu objetivo ali é só fazer o bem: salvar essas crianças perdidas e punir os malvados. Um Papai Noel às avessas, onde o que está em jogo vai além de carvão e presentes, e que em vez de continuar velhinho, rejuvenesce.

O ator contou, durante a pré-estreia de NOS4A2 no Brasil, um pouco do processo complicado que foi transformar-se em Charlie Manx e passar dos 40 para os 130 anos. A maquiagem demorava três horas, e seus cabelos eram raspados todos os dias para poder aplicar os fios brancos e ralos. Além disso, cada idade exigia uma preparação especial. Quinto dividiu o personagem em cinco partes, cada um com uma idade. Para cada idade, o ator criou uma voz, uma postura, um trejeito, uma maneira - e o poder vocal chega a ser inacreditável, mas o astro garante que não tem manipulações.

Quinto procuro inspirações em centenários da vida real para mudar a postura (Foto: Divulgação / AMC)

Manx é mais um na lista crescente de seres maléficos e sobrenaturais que Quinto já viveu (como o louco Dr. Oliver Thredson, em American Horror Story, e Spock, nos novos Star Trek). Ele explicou que a temática não é o principal ponto da escolha dos papéis, e sim a dinâmica criativa que esse tipo de personagem apresenta. “Tem algo meio entediante nesses homens meio enérgicos e diretos, então sempre tento achar algo diferente. Fico feliz de poder ter essas experiências e aproveitar isso, e agora não é exceção. Esse é um personagem realmente fascinante, sombrio, manipulativo, de 135 anos de idade, então fiquei animado.”

A história eletrizante do livro NOS4A2, escrito por Joe Hill, fez com que Quinto topasse viver o protagonista. “Foi bom entrar nesse projeto que tivesse algo que realmente pudesse usar para me inspirar [...] Quando crio um personagem, não vejo nenhum material de terceiros, porque sinto que vivo outra pessoa. Gosto de mergulhar em mim mesmo, no meu próprio processo. E tivemos um material incrível para nos basear - o livro e a HQ. E se eu tivesse qualquer dúvida, eu podia simplesmente ligar para o autor!”

Hill, a mente criativa, é filho de Stephen King, e mostra que veio pronto para tomar o lugar de Mestre do Horror do seu pai (e já é o autor #1 da lista do The New York Times). Já ganhou fama audivisual com Amaldiçoado (2014), filme com Daniel Radcliffe, e podemos esperar muito mais: NOS4A2 é apenas uma das mais de 12 histórias criadas por ele que vai ser adaptada para séries de TV e filmes.

NOS4A2estreia nesta segunda, 22h30, no AMC. A primeira temporada tem 10 episódios de uma hora de duração. A história é baseada no livro homônimo de Joe Hill, e os primeiros episódios foram dirigidos por Kari Skogland (The Handmaid’s Tale).

+++ De Zeca Pagodinho a Kendrick Lamar, Djonga escolhe os melhores de todos os tempos