Novo documentário de Ron Howard chega ao Nat Geo e alerta sobre perigos dos incêndios florestais

Paradise: Incêndios na Califórnia será transmitido no canal na próxima segunda, 14

Redação Publicado em 09/12/2020, às 20h09

None
Paradise: Incêndios na Califórnia (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2020, a Amazônia e o Pantanal registraram o número recorde de queimadas - e as consequências são avassaladoras. O documentário Paradise: Incêndios na Califórnia, alerta sobre os perigos dos incêndios florestais, e será transmitido no National Geographic na próxima segunda, 14, às 21h45.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro diz que combate ao fogo no Pantanal é difícil 'porque área é enorme'

O documentário do cineasta vencedor do Oscar Ron Howard estreou no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2020. Ele foca no incêndio florestal, posteriormente chamado de Camp Fire, que varreu a cidade de Paradise, na Califórnia, em novembro de 2018.

A tragédia matou 85 pessoas, obrigou 50 mil habitantes a abandonar suas casas e destruiu 95% das estruturas. Ele é considerado o incêndio mais mortal dos últimos cem anos nos Estados Unidos e o pior da história da Califórnia: um exemplo de como as mudanças climáticas devem ser levadas a sério.

+++LEIA MAIS: Meu Nome é Greta, documentário sobre a ativista Greta Thunberg, estreia no National Geographic

Contudo, o longa do aclamado diretor não evidencia apenas os perigos dos incêndios, muito pelo contrário. O foco da produção é o senso de coletividade e união da comunidade de Paradise para reconstruir e recuperar a cidade praticamente do zero. 

O documentário estreou nos cinemas do Reino Unido em 25 de setembro, e não poderia ser mais atual. Ron Howard, diretor de Paradise: Incêndios na Califórnia, explicou: “Não há dúvida de que a mudança climática é um fator que contribui para esses incêndios históricos, que agora estão ocorrendo até mesmo na costa oeste dos Estados Unidos, devastando comunidades inteiras. Este deve ser um alerta: Paradise poderia ser qualquer um de nós”.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL