Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Flashback

O dia em que Jodie Foster confrontou Robert Downey Jr. sobre vícios em set

Jodie Foster dirigiu Robert Downey Jr. no filme de comédia de Ação de Graças intitulado Feriados em Família, lançado em 1995

Jodie Foster e Robert Downey Jr. (Foto: Paul Drinkwater/NBCUniversal via Getty Images)
Jodie Foster e Robert Downey Jr. (Foto: Paul Drinkwater/NBCUniversal via Getty Images)

Uma das principais atrizes da geração dela, Jodie Foster também se aventurou como diretora na carreira. Em um dos trabalhos como comandante de um set de filmagens, ela trabalhou com ninguém mais ninguém menos que Robert Downey Jr. e chegou a confrontá-lo sobre vícios.

O filme em questão era Feriados em Família (1995), no qual Downey Jr. interpretou Tommy Larson. O elenco também contava com Holly Hunter (Claudia Larson), Anne Bancroft (Adele Larson), Charles Durning (Henry Larson), Steve Guttenberg (Walter Wedman), Geraldine Chaplin (Tia Glady), entre outros.

+++LEIA MAIS: Jodie Foster elenca filmes que 'todos deveriam assistir ao menos uma vez'

Durante entrevista à Esquire para falar sobre o ator, Foster falou sobre a experiência dela ao dirigi-lo na comédia de Ação de Graças. Vale lembrar como, na época das filmagens, o artista lutava contra o vício e chegou a cometer crimes, sendo preso em 1994 por posse de heroína, cocaína e uma arma.

Em determinado momento no set, ela "o levou para o lado" para dizer "olha, eu não poderia estar mais grata pelo que você deu neste filme. Mas estou com medo do que acontecerá com você a seguir. No momento, você é incrivelmente bom em se equilibrar na banqueta. Mas é realmente precário e não tenho certeza de como isso vai acabar."

+++LEIA MAIS: Por que é horrível trabalhar com a geração Z, segundo Jodie Foster

Em seguida, Jodie Foster relembrou o comportamento e desempenho de Robert Downey Jr., e o descreveu como "gênio." "Havia mais criatividade no dedo mindinho dele do que jamais terei em toda a minha vida," exaltou.

No entanto, Downey Jr. não estava 100% bem durante as filmagens de Feriados em Família. "Ele não teve disciplina," relembrou Foster. "Ele estava tão espalhado que todo aquele talento maravilhoso era como se estivesse batendo os braços na água e fazendo uma grande bagunça. Mas estava lá em algum lugar, certo?"

Porque agora ele é alguém que se tornou disciplinado quase como forma de sobreviver. Tenho fé na capacidade das pessoas de mudar se quiserem, e ele realmente queria isso.

+++LEIA MAIS: Jodie Foster só soube que foi indicada a prêmio após vitória; entenda