Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça a música mais antiga do mundo, escrita há 3 mil anos

O fragmento resgatado por arqueólogos franceses é o mais antigo de uma melodia real da história

Redação Publicado em 10/04/2020, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hurrian Hymn Text H6, partitura da música mais antiga do mundo (Foto: Reprodução / Youtube)
Hurrian Hymn Text H6, partitura da música mais antiga do mundo (Foto: Reprodução / Youtube)

Anne Draffkorn Kilmer, professora e curadora do Museu de Antropologia Lowie de Berkeley, passou 15 anos decifrando tábuas de barro descobertas em uma cidade antiga da Síria por arqueólogos franceses no início dos anos 1950. 

Datado com 3.400 anos, o tablete foi o único preservado o suficiente para permitir a reconstrução moderna e forma "um hino de culto", segundo a Far Out Magazine reportou. 

+++ LEIA MAIS: Vídeo mais antigo dos Beatles foi feito sem querer pela polícia de Liverpool

“H6 [o texto resgatado] é o fragmento substancial mais antigo (quase completo) de uma melodia real, até agora descoberta na história. Naturalmente, a música, sendo a expressão da emoção estética através do som, provavelmente antecede até o nosso uso da linguagem, mas até essa peça musical ser realmente descoberta, nenhuma outra melodia escrita desse período e antes foi encontrada", disse Richard Crocker, colega de Kilmer. 

"A música do Hurrian Hymn Text H6, portanto, é o exemplo mais antigo conhecido de uma música escrita real datada de cerca de 3.400 anos atrás, que pode ser interpretada e tocada novamente hoje". 

Ouça a música original e a criação de Levy abaixo:


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK