Vídeo mais antigo dos Beatles foi feito sem querer pela polícia de Liverpool

John Lennon, Paul McCartney, o irmão dele Michael, e possivelmente George Harrison foram filmados acidentalmente em 1958

Redação Publicado em 13/03/2020, às 17h17

None
Beatles (Foto: AP)

A Far Out Magazine relembrou um raro momento da história quando a polícia de Liverpool filmou os Beatles acidentalmente em 1958 - e é o registro mais antigo da banda em vídeo.

+++LEIA MAIS: 3 músicas dos Beatles banidas das rádios por motivos totalmente ridículos

Os Beatles não eram uma formação original até 1960, contudo, Paul McCartney, John LennonGeorge Harrison eram amigos nos anos anteriores.

Em 1957, Lennon, aos 16 anos, formou uma banda com vários amigos da Quarry Bank High School, McCartney de 15 anos foi convidado a participar e começou gradualmente a formação do lendário quarteto de Liverpool. Em 1958, Harrison se uniu aos dois. 

+++LEIA MAIS: John Lennon deixou mensagem secreta para Ringo Starr na última gravação antes do assassinato

Para ensaiar, os três se encontravam frequentemente na casa da família de Paul McCartney, na 20, Forthlin Road. Foi neste lugar - um tanto bizarro - onde a banda foi filmada pela primeira vez, em um vídeo acidental. 

Sentados no telhado, com vista para uma exposição anual de cavalos e cachorros da polícia que acontece atrás da casa de McCartney, Paul, o irmão MichaelLennon são filmados em um vídeo da polícia de Liverpool, que foi encontrado pelo fã dos Beatles, Peter Hodgson.

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava  

"Tenho filmagens antigas de 1958. Elas são vistas em pé, em cima do telhado externo, enquanto eles estão assistindo à exposição anual de cavalos e cães da polícia", explicou Hodgson em uma publicação no Facebook, segundo a Billboard.

Hodgson contou ao jornal Echo: "Consultei dois especialistas locais, o guia turístico Blue Badge, Jackie Spencer e o historiador Mark Ashworth [para saber se era a casa de McCartney]- e depois encontrei as informações em um site da polícia de Merseyside que confirmou que era 1958."

+++LEIA MAIS: O dia em que John Lennon comparou os Beatles a Jesus Cristo - e depois se justificou; assista

A filmagem foi usada apenas para documentar o evento policial que soma 41 minutos e os Beatles aparecem por volta das 34:33 no segundo plano do vídeo. 

MichaelMcCartney, que mais tarde foi contatado pelo Echo, confirmou a autenticidade do vídeo: "Uau! Definitivamente, podemos ser nós. Foi realmente uma grande ocasião em Liverpool e é o que costumávamos fazer todo verão - pegar cadeiras de praia, subir no telhado de concreto e assistir ao show gratuito."

+++LEIA MAIS: Em novo disco, Ringo Starr reuniu todos os Beatles ao gravar cover de John Lennon ao lado de Paul McCartney

Ele continuou: "E julgo que há todas as chances de John estar lá naquele ano - absolutamente. Seu amigo, Pete Shotton, era um cadete da polícia. E George poderia facilmente estar lá também. É uma loucura - absolutamente fascinante e inacreditável!"

Assista ao vídeo: 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA