Pai do 'rock horror show': 7 artistas influenciados por Alice Cooper [LISTA]

Alice Cooper, mestre do rock teatral, completa 73 anos nesta quinta, 4

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 04/02/2021, às 13h20

None
Alice Cooper (Foto: Rob Grabowski / Invision / AP)

Nesta quinta, 4, Alice Cooper, um dos artistas visuais mais criativos da música, considerado o pai do 'rock horror show', celebra 73 anos de idade. 

Nascido Vincent Damon Furnier, o cantor moldou futuras gerações do rock, heavy metal e até do pop ao incorporar o personagem Alice Cooper nos palcos desde o início da década de 1970. Suas apresentações transformaram simples concertos musicais em espetáculos. 

Além de inserir a corpse-paint (pintura facial) no mundo da música, Alice apresentava outros elementos que complementavam a sua arte, como espadas, bonecas, vestidos de noivas, guilhotinas e cobras de verdade. Cada objeto fazia parte do roteiro teatral de seus shows, sempre com ênfase no terror. 

Para celebrar o aniversário de Alice Cooper, listamos alguns artistas que foram impactados e influenciados pelo mestre do terror musical. Confira: 

+++LEIA MAIS: Strippers, Drag Queens e cachorros dançantes: a festa que lançou Alice Cooper em 1971 [FLASHBACK]

1. Kiss

Os mascados do Kiss surgiram poucos anos após Alice Cooper e elevaram o "rock horror show" a outro patamar, inserindo explosões, fogos de artifícios e fazendo integrantes voarem em seus concertos. O grupo de Gene Simmons e Paul Stanley transformou o entretenimento criado por "tia Alice" em um grande negócio do show business. 


2. King Diamond

No heavy metal, ninguém representa melhor Alice Cooper do que o dinamarquês King Diamond. Tanto em carreira solo quanto em sua banda, a Mercyful Fate, o "rei diamante" exibe uma arte carregada de "horror show". 


3. Marilyn Manson

Marilyn Manson foi um pouco além nas influências deixadas por Alice Cooper, mas não deixa de ser um devoto do cantor. O artista, autodenominado "Anticristo Superstar", surgiu com músicas sobre violência e que atacam religiões como o cristianismo, por exemplo. Ele também leva o personagem dos palcos para a vida. 


4. Rob Zombie

Rob Zombie talvez seja o artista que mais se conecta com Alice Cooper. A arte apresentada pelo ex-vocalista do White Zombie é baseada no terror clássico, fictício e trash de dráculas, frankensteins, múmias e lobisomens. A admiração mútua levou os artistas a serem grandes amigos. 


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


5. Lady Gaga

Com certeza, a Lady Gaga visualmente excêntrica que conhecemos não existiria se não fosse por Alice Cooper. Ela continuaria sendo uma brilhante cantora, óbvio, mas sem chamar a atenção como consegue fazer tão bem com figurinos incríveis. 


6. Ghost

Dos artistas recentes, os suecos do Ghostsão os que mais levam ao 'pé da letra' a encenação teatral criada por Alice Cooper, tanto nos concertos quanto nos visuais. 


7. Rammstein

Os alemães do Rammstein não chegam a inserir o "rock horror show" em sua arte, mas seus concertos repletos de fogos, lança-chamas e com variações de entretenimento em cada música, são espetáculos que fariam Alice Cooper se divertir muito. 

+++LEIA MAIS: Alice Cooper detalha pacto de morte que fez com sua esposa Sheryl Goddard


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL