Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / LANÇAMENTO

Plutônio, rapper português, lança Ordem & Progresso, com participações de artistas brasileiros

Projeto conta com colaborações de artistas como Filipe Ret, Chefin e Vulgo FK

Capa de Ordem & Porgresso e Plutônio (Imagens: Divulgação)
Capa de Ordem & Porgresso e Plutônio (Imagens: Divulgação)

Conectado à música brasileira desda a infância, o rapper português Plutônio lembra de conhecer com a mãe grandes artistas do país. “A minha conexão com o Brasil vem de muito tempo,” relata. O primeiro artista brasileiro que ouvi foi Roberto Carlos, pois minha mãe ouvia muito. A minha primeira tatuagem foi inspirada em ‘Sobrevivendo no inferno’ (1997) dos Racionais MC’s.”

O primeiro contato artístico com o Brasil se dá em 2019, quando Plutônio vem para cá para se apresentar no festival Back 2 Black. Anos mais tarde, já consagrado com um expoente do Hip Hop do outro lado do Atlântico, o artista realiza um antigo desejo: lançar um álbum com artistas brasileiros. O nome da obra não poderia ser mais emblemático: Ordem & Progresso (2023). A ideia nasce com o encontro do rapper e do produtor brasileiro Ajaxx, em Portugal.

+++LEIA MAIS: North faz rap em novo álbum de Kanye West; assista apresentação ao vivo

A dupla começou a trabalhar em algumas canções que integram o álbum. Para que tudo ganhasse uma identidade ainda mais diferenciada, a dupla convidou o carioca Chefin para colaborar com duas faixas: “Moçambique” e “G3”. “Depois que ele gravou essas canções, percebemos que se trabalhássemos com mais calma e convidássemos outros artistas poderíamos ter um projeto que fosse a junção entre Portugal e Brasil na música urbana, de uma forma que nunca se tinha visto antes,” relata Plutônio.

Além dele, outros nomes importantes como Filipe Ret e Portugal no Beat também estão no álbum. No total, são dez faixas com as mais diversas colaborações. Haitam, 2TLele JP, Gaab, MC Pedrinho e Vulgo FK

+++LEIA MAIS: It Girl: Mc Soffia une estética, flow e anos de experiência no primeiro álbum [ENTREVISTA]