Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Prêmio Nobel: Como surgiu uma das mais importantes premiações mundiais?

O primeiro Prêmio Nobel foi concedido em 1901, há 120 anos, mas foi criado em 1895 por Alfred Nobel; saiba como tudo e porquê começou

Redação Publicado em 04/10/2021, às 11h13 - Atualizado em 05/10/2021, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Malala Yousafzai no Prêmio Nobel 2014 (Foto: Nigel Waldron/Correspondente)
Malala Yousafzai no Prêmio Nobel 2014 (Foto: Nigel Waldron/Correspondente)

Nesta manhã de segunda, 4, a Academia Real das Ciências da Suécia começou a anunciar os vencedores do Prêmio Nobel 2021, que serão divulgados e entregues ao decorrer dessa semana. 

Mas, como e porquê surgiu o Prêmio Nobel? Pois bem, explicamos: em 1895, como último desejo do cientista sueco Alfred Nobel (1833 - 1986), foi criado prêmios anuais concedidos em seis categorias diferentes por instituições suecas e norueguesas para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para o progresso da humanidade durante o ano.

+++ LEIA MAIS: Prêmio Nobel: 5 curiosidades sobre a premiação internacional - primeiros vencedores, quem mais ganhou e mais [LISTA]

Nomeado como Prêmio Nobel, as categorias são divididas em medicina, química, literatura, física, economia e ativismo pela paz. A primeira vez em que o prêmio foi concedido foi em 1901, há 120 anos, e as instituições responsáveis são a Academia Sueca, o Comitê Nobel da Academia Real das Ciências da Suécia, Comitê do Nobel do Instituto Karolinska e o Comitê Norueguês do Nobel. 

As cerimônias de premiação acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia (somente o prêmio da paz acontece em Oslo, na Noruega). Cada laureado recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia farta em dinheiro que é decidida pela Fundação Nobel. Antes de 1980, as medalhas eram feitas em ouro de 23 quilates, depois, começaram e serem produzidas em ouro verde de 18 quilates com revestimento de ouro 24 quilates. 

Entre os vencedores mais conhecidos estão Martin Luther King Jr., laureado com o Nobel da Paz em 1964, Albert Einstein com o Nobel de Física em 1921, Nelson Mandela com o Nobel da Paz em 1993 e Bob Dylan com o Nobel de Literatura, em 2016. 

+++ LEIA MAIS: 5 motivos que provam por que padre Júlio Lancellotti merece um Prêmio Nobel [LISTA]

Prêmio Nobel 2021

O primeiro Prêmio Nobel a ser anunciado é o de medicina. Nesta segunda, 4 de outubro de 2021, os laureados da categoria foram os norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian, por descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano, que explicam como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. O conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo dores crônicas. 

O Prêmio Nobel 2021 de física foi dado a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi s pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global.

O nipo-americano Syukuro Manabe demonstrou como o aumento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. O alemão Klaus Hasselmann criou um modelo que liga o tempo e o clima, e o italiano Giorgio Parisi descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados.

As informações são do G1