Prêmio Nobel: 5 curiosidades sobre a premiação internacional - primeiros vencedores, quem mais ganhou e mais [LISTA]

Categorias da premiação internacional são Química, Física, Medicina, Literatura e Paz

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/10/2021, às 10h05

None
Malala Yousafzai no Prêmio Nobel 2014 (Foto: Nigel Waldron/Correspondente)

Uma das premiações internacionais mais populares do mundo, Prêmio Nobel tem 120 anos anos de história. O evento ocorre todo dia 10 de dezembro em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega. Além disso, possui cinco categorias: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz.

A premiação se originou com Alfred Nobel, sueco que atuava como químico. Nascido em 21 de outubro de 1833, falava diversos idiomas e ficou conhecido por inventar os explosivos balistita e dinamite. Após a morte do irmão Ludvig, Alfred começou a pensar como ficaria o legado dele quando morresse - e idealizou o Prêmio Nobel, com intuito de celebrar quem agiu em prol do bem-estar da humanidade.

+++LEIA MAIS: 5 motivos que provam por que padre Júlio Lancellotti merece um Prêmio Nobel [LISTA]

Veja, abaixo, cinco curiosidades sobre Prêmio Nobel:


Primeiros vencedores do Prêmio Nobel

Cinco anos após a morte de Alfred Nobel, a Fundação Nobel foi criada e organizou a primeira edição do evento em 10 de dezembro de 1901, no Conservatório Real de Estocolmo. Os vencedores foram Jacobus H. Van't Hoff (Química), Wilhelm C. Röntgen (Física), Emil A. von Behring (Medicina), Rene A. F. Sully Prudhomme (Literatura) e Jean H. Dunant e Frédéric Passy (Paz), segundo informações do Brasil Escola.

+++LEIA MAIS: Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Prêmio Nobel, morre aos 88 anos


Mulheres no Prêmio Nobel

Infelizmente, Prêmio Nobel não reconheceu muitas mulheres ao longo dos anos. Como G1 apontou, elas somam apenas 5% dos vencedores desde a primeira edição em 1901. Em 1903, Marie Curie foi a primeira a ganhar o prêmio. Em 1911, tornou-se a primeira pessoa a ganhar duas categorias diferentes (Física e Química).


Primeira pessoa a recusar o Prêmio Nobel

Em 1964, o filósofo, escritor e crítico literário francês Jean-Paul Sartre foi o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, mas acabou recusando - e foi a primeira pessoa a fazer isso na história.

+++LEIA MAIS: Setentista, black power e barbudo: Fernando Rosa comenta sobre expansão global da própria música [ENTREVISTA]


Quem mais venceu prêmios Nobel?

Com vitórias em 1917, 1944 e 1963, Comitê Internacional da Cruz Vermelha é o maior ganhador de prêmios Nobel na história (via Brasil Escola). A instituição é uma organização humanitária, independente e neutra, cujo objetivo é proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência.


O que acontece quando mais de uma pessoa ganha um Prêmio Nobel?

Segundo informações do G1, quando mais de uma pessoa ganha uma categoria, o dinheiro é repartido igualmente. Em 2020, Fundação Nobel aumentou o valor do prêmio para US$ 111 mil. Além disso, cada vencedor recebeu 10 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 6,2 milhões.

+++LEIA MAIS:Morre Caike Luna, ator de Zorra Total, aos 42 anos