Radiohead já terminou de gravar músicas para novo álbum

Segundo Colin Greenwood, a banda está analisando a melhor forma de lançar as canções

Da redação Publicado em 20/09/2010, às 11h47

Radiohead estuda como lançar o próximo disco
Divulgação

O Radiohead terminou de gravar diversas novas faixas e está pensando na melhor maneira de lançá-las, de acordo com o que revelou o baixista do grupo, Colin Greenwood, em um texto que escreveu para o site Index On Censorship. "No último verão, quando terminamos mais algumas gravações, começamos a pensar e falar sobre como lançá-las. Então, pareceu um bom momento para analisar as mudanças culturais e tecnológicas que aconteceram nesse meio tempo", declarou.

O ensaio de Greenwood tem como tema novas tecnologias e formas de se vender discos nos dias de hoje. Ele relembra a tática de "pague o quanto achar que vale" utilizada para lançar o trabalho mais recente da banda, In Rainbows - em que cada comprador poderia desembolsar o quanto achasse justo para adquiri-lo - e constata que desde então o cenário musical já passou por mais alterações. "Parece ter ficado mais difícil ser proprietário de música da forma tradicional, em um objeto físico como um CD, e em vez disso a música parece ser o primo pobre do software, contida ou trancada em um aparelho portátil como um telefone ou iPod", afirmou Colin.

Ele contou ainda que apesar de o Radiohead não ter decidido como lançará o próximo álbum, a possibilidade de poder palpitar nisso, por meio das novas tecnologias, é a coisa que mais dá poder à banda.

As notícias a respeito do novo trabalho do Radiohead têm sido constantes em 2010. Em junho, o guitarrista Ed O'Brien havia revelado que um novo disco do Radiohead poderia ser lançado até o fim do ano. Em agosto, o baterista Phil Selway havia declarado que a banda ainda estava trabalhando na composição do disco e que "é difícil saber antes de ter terminado de fato, antes de ter tomado todas as suas decisões finais, porque tudo pode mudar bem radicalmente de uma hora para outra".