Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Radiohead lança o álbum A Moon Shaped Pool; saiba mais sobre o nono disco da banda

Com 11 faixas, álbum traz canções tocadas anteriormente em shows, como “Identikit”, “Ful Stop” e uma das favoritas dos fãs, “True Love Waits”

Rolling Stone EUA Publicado em 09/05/2016, às 11h05 - Atualizado às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke (vocalista) e Jonny Greenwood (guitarrista), do Radiohead, durante a produção do disco <i>A Moon Shaped Pool</i>, em foto tirada e publicada pelo produtor Nigel Godrich - Reprodução/Twitter
Thom Yorke (vocalista) e Jonny Greenwood (guitarrista), do Radiohead, durante a produção do disco <i>A Moon Shaped Pool</i>, em foto tirada e publicada pelo produtor Nigel Godrich - Reprodução/Twitter

Como prometido, o Radiohead lançou no último domingo, 8, A Moon Shaped Pool, muito aguardado nono álbum da banda, que dá sequência a The King of Limbs, de 2011. Por enquanto, o disco foi lançado apenas digitalmente, para download e streaming no site oficial do grupo.

As faixas anteriormente divulgadas, “Burn the Witch” e “Daydreaming”, não são únicas músicas de A Moon Shaped Pool familiares aos fãs do Radiohead: “Ful Stop” e “Identikit” foram tocadas em diversos shows de The King of Limbs, enquanto “Present Tense”, que data de 2009, foi apresentada tanto por Thom Yorke quanto pelo projeto do vocalista, Atoms for Peace.

“Desert Island Disk” e “The Numbers” (anteriormente conhecida como “Silent Spring”) foram ambas mostradas no show solo de York no Pathway to Paris. Entretanto, a mais surpreendente inclusão é “True Love Waits”, balada com décadas de existência que foi previamente lançada – em formato ao vivo – no EP ao vivo da banda de 2001, I Might Be Wrong: Live Recordings.

A Moon Shaped Pool ganhará lançamento físico, em CD e vinil, no dia 17 de junho. Adicionalmente, o Radiohead irá lançar uma edição especial do álbum em setembro, “inspirada pelos álbuns de 78 rpm de goma-laca na biblioteca de La Fabrique, na França”. O pacote terá dois LPs de 180g, dois CDs (o álbum e um disco com duas faixas adicionais) e um livro de 32 páginas, além do download digital imediato do álbum e de uma fita.

“Isto é um pedaço de uma fita master do Radiohead direto das sessões de gravação”, diz o comunicado. “A fita se desintegra com o tempo e se torna intocável. Pensamos que em vez de jogá-la no lixo, poderíamos cortá-la e torná-la útil como parte de uma edição especial. Uma nova vida para uma tecnologia obsoleta.”

“Cada volta contém cerca de ¾ de um segundo de áudio – que pode ser de qualquer fase do passado de gravações da banda, desde Kid A”, continua o Radiohead. “Você pode pegar uma parte em silêncio, pode ter uma fita cheia de detalhes, pode ter um refrão... É um jogo de sorte. Temos cópias. Não se preocupem.”

O produtor do Radiohead, Nigel Godrich, tuitou depois do lançamento do álbum. “Fazer este disco foi uma experiência muito intensa para mim. Perdi meu pai no processo... Consequentemente uma grande parte da minha alma vive nisso, de um jeito bom. Sou eternamente grato meus irmãos do Radiohead por todo o amor e apoio que eles deram. Boa audição a todos!”

Capa e tracklist de A Moon Shaped Pool

1 – “Burn the Witch”

2 – “Daydreaming”

3 – “Decks Dark”

4 – “Desert Island Disk”

5 – “Ful Stop”

6 – “Glass Eyes”

7 – “Identikit”

8 – “The Numbers”

9 – “Present Tense”

10 – “Tinker Tailor Soldier Sailor Rich Man Poor Man Beggar Man Thief”

11 – “True Love Waits”