Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Robô cria músicas de Elvis Presley, Tupac e Katy Perry - e o resultado é assustadoramente bom; ouça

Já imaginou os artistas competindo com… eles mesmos?! Entenda

Redação Publicado em 19/05/2020, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Elvis Presley (Foto: NBC), Katy Perry (Foto: Amy Harris/Invision/AP) e Tupac Shakur (1196591Globe Photos/MediaPunch/IPx)
Montagem com Elvis Presley (Foto: NBC), Katy Perry (Foto: Amy Harris/Invision/AP) e Tupac Shakur (1196591Globe Photos/MediaPunch/IPx)

Já imaginou os artistas competindo com músicas e trilhas sonoras criadas por… eles mesmos? 

Recentemente, pesquisadores do laboratório OpenAI, que trabalha diretamente com Inteligência Artificial (IA), criaram o Jukebox, um gerador de músicas completas - com letras e vocais. Ele só precisa de um gênero, um artista e um trecho da letra. Depois, o algoritmo as transforma em amostras realistas e bastante atraentes.

+++LEIA MAIS: Robô cria música do AC/DC com inteligência artificial; ouça ‘Great Balls’

O Jukebox funciona com a mesma tecnologia vista em vídeos deepfakes, usando redes neurais artificiais que treinam computadores para aprender com o fluxo de dados. 

Nesse caso, os pesquisadores usaram mais de 1 milhão de amostras de letras e trilhas sonoras de todos os gêneros possíveis, incluindo pop, jazz, country, heavy metal e hip-hop, com artistas como Frank Sinatra, 2Pac, Katy Perry, Eagles, Beyoncé e Kenny Rogers.

No entanto, o algoritmo também tem algumas limitações, segundo uma postagem no blog do OpenAI. “Há uma lacuna significativa entre os robôs e a música criada pelo homem”, escreveram os pesquisadores. “Enquanto as músicas geradas pela IA mostram coerência musical e seguem padrões de acordes tradicionais e, até, solos impressionantes, não ouvimos estruturas musicais maiores familiares.”

+++LEIA MAIS: Billie Eilish se enfurece com revista que a transformou em 'robô careca' na capa

Confira, aqui, algumas amostras que o Jukebox criou com assistência dos pesquisadores do OpenAI (via SoundCloud):


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE