É dada a largada para o Rock in Rio

Megaevento começa nesta sexta, 23, com shows de Katy Perry, Rihanna e Elton John, no Parque Olímpico Cidade do Rock; no total, 700 mil pessoas devem comparecer aos sete dias de festival

Redação Publicado em 23/09/2011, às 06h57 - Atualizado às 07h33

Rock in Rio - Palco Mundo
Mauricio Santana/Flickr Rock in Rio

Começa nesta sexta, 23, a quarta edição do Rock in Rio no Brasil. O evento será realizado nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, no Parque Olímpico Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Os ingressos estão esgotados.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Entre as principais atrações internacionais, estão Katy Perry, Elton John, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Motörhead, Sepultura, Slipknot, Janelle Monáe, Afrika Bambaataa, Ke$ha, Jamiroquai, Joss Stone, Stevie Wonder, Lenny Kravitz, Shakira, Maroon 5, Coldplay, Evanescence, System of a Down e Guns N' Roses, que fechará o evento no Palco Mundo, no dia 2 de outubro. O time de brasileiros conta com, entre outros, Marcelo Camelo, Mutantes e Tom Zé, Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, Sepultura, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso e Titãs, Milton Nascimento, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Serão quatro palcos (Mundo, Sunset, Eletrônica e Rockstreet), que abrigarão os shows do evento - sete telões estarão espalhados pelo espaço para ajudar o público, de 100 mil pessoas por dia, a ver os shows. A área VIP, exclusiva para convidados, por sua vez, fica a 100 m do Palco Mundo.

Em setembro, a Rolling Stone Brasil está nas bancas com um especial Rock in Rio, com três capas: Metallica, Red Hot Chili Peppers e Katy Perry. Veja aqui.

Transportes

Os portões de acesso à Cidade do Rock abrem diariamente às 14h e fecham às 4h. Como anteriormente divulgado pela produção do evento, o acesso de carro particular será proibido - o público só poderá chegar ao local via transporte público, que terá desembarque próximo à entrada da Cidade do Rock. Não haverá bolsões de estacionamento para automóveis particulares nas redondezas (somente uma entrada específica para veículos com sinalização de portadores de necessidades especiais). No site oficial do Rock in Rio, você encontra a lista de ônibus disponíveis.

Alimentação e banheiros

A organização proibiu a entrada de pessoas com comida ou bebida na Cidade do Rock. Foram montados pontos de vendas com lanchonetes e restaurantes e todos os estabelecimentos aceitarão pagamento em cartão de débito e crédito. Quanto aos banheiros, o público não encontrará banheiros químicos, mas cerca de 500 cabines com pia e sistema de encanamento ligado direto à rede pública.

Atendimento médico

O atendimento médico contará com 15 ambulâncias (oito delas com estrutura completa de UTI), e cerca de 1.500 profissionais, entre equipes de socorristas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Quem for ao evento pode cadastrar pela internet seus dados pessoais e clínicos para contribuir na rapidez do atendimento médico, caso necessário (veja aqui).

Segurança

Nesta sexta, 23, terá início um esquema especial de policiamento. Serão 673 policiais militares, 135 viaturas, dez motocicletas, 12 cavalos, seis cães, um barco para policiamento em lagoa e uma aeronave, segundo informou o portal G1. O policiamento será realizado a pé, em pontos fixos como a Avenida Salvador Allende com Avenida das Américas, e na Avenida Ayrton Senna no cruzamento com Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

Para quem não vai

Não conseguiu garantir seu ingresso? Sem problemas. O Rock in Rio 2011 será transmitido ao vivo pelo canal Multishow a partir das às 16h30. Na internet, pelo portal Globo.com, a transmissão começa às 14h40.