Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Russell Crowe presta condolências a matemático que inspirou Uma Mente Brilhante

John Forbes Nash Jr. morreu no sábado, 23, em acidente de trânsito nos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 25/05/2015, às 10h31 - Atualizado às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Produtor e o casal retratado em Uma Mente Brilhante no Oscar 2002 - Laura Rauch/AP
Produtor e o casal retratado em Uma Mente Brilhante no Oscar 2002 - Laura Rauch/AP

Protagonista do quatro vezes vencedor do Oscar Uma Mente Brilhante, o ator Russell Crowe prestou homenagem ao matemático John Forbes Nash Jr., que inspirou o personagem deste mesmo filme, morto no último sábado, 23.

Comediante Anne Meara, mãe de Ben Stiller, morre aos 85 anos.

Nash, 86 anos, e a esposa dele, Alicia Nash, 82, foram vítimas fatais de um acidente de trânsito em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Segundo o NJ.com, os dois foram jogados para fora do táxi no qual eram transportados depois de o veículo perder o controle e bater no guard rail.

Professor dos prestigiados Massachusetts Institute of Technology e Princeton University, o acadêmico recebeu o Prêmio Teoria John von Neumann, em 1978, e em 1994, foi contemplado com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas por trabalho em teoria de jogos.

Além da prolífica produção no campo matemático, Nash se tornou um entusiasta do combate à esquizofrenia. Ele próprio (e mais tarde o filho dele, o também matemático John Charles Martin Nash) sofreu com os sintomas da doença mental, situação que é retratada em Uma Mente Brilhante.

O filme, de 2001, foi indicado a quatro prêmios Oscar e levou as estatuetas nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly, no papel de Alicia Nash), Melhor Diretor (Ron Howard) e Melhor Roteiro Adaptado.

“Chocado... meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Lindas mentes, lindos corações”, escreveu o ator Russell Crowe pelo Twitter.