Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Steve Mackay, saxofonista dos Stooges, morre aos 66 anos

“Toda vez que ele colocava o sax nos lábios e tocava, ele iluminava meu caminho”, escreveu Iggy Pop sobre o instrumentista de Fun House

Rolling Stone EUA Publicado em 12/10/2015, às 10h29 - Atualizado em 27/12/2015, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Mackay, saxofonista que tocava com os Stooges, morto em 2015 aos 66 anos - Reprodução/Facebook
Steve Mackay, saxofonista que tocava com os Stooges, morto em 2015 aos 66 anos - Reprodução/Facebook

Steve Mackay, o saxofonista que tocou no álbum Fun House (1970), dos Stooges, morreu este fim de semana. Mackay, que também foi assíduo integrante de turnês desde a reunião da banda, em 2003, tinha 66 anos de idade.

Iggy Pop e Ke$ha, U2 e Seu Jorge: relembre parcerias inusitadas da música.

“Steve era um clássico norte-americano dos anos 1960, cheio de generosidade e amor por todo mundo que ele encontrava”, disse Iggy Pop em comunicado (publicado no Facebook). “Toda vez que ele colocava o sax nos lábios e tocava, ele iluminava meu caminho e clareava o mundo inteiro. Ele é um acréscimo a seu grupo e geração. Bastava conhecê-lo para amar-lhe.”

Message from Iggy on Steve Mackay's passing:"Steve was a classic '60s American guy, full of generosity and love for...

Posted by Iggy And The Stooges on Sunday, 11 October 2015

Mackay que, assim como os Stooges, tem raízes no Michigan (Estados Unidos), se juntou à banda brevemente em 1970, antes de gravar com eles o clássico disco Fun House, um dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos para a Rolling Stone. O saxofone tenor de Mackay deu cor a duas faixas do trabalho: “Fun House” e “1970”.

Entrevista: Iggy Pop.

Por mais que seu contato inicial com os Stooges tenha sido breve, Mackay depois se juntou à banda do Hall da Fama do Rock and Roll durante a reunião deles de 2003 – incluindo a performance de 2009 no Coachella, o primeiro show do Stooges junto em 29 anos – e permaneceria como integrante de turnê nas dezenas de performances que se seguiram.

Mackay ainda esteve nos álbuns lançados depois da volta dos Stooges, The Weirdness (2007) e Ready to Die (2013), bem como nos discos ao vivo da banda: Have Some Fun: Live at Ungano's, lançado em 2010, com a apresentação dos Stooges em agosto de 1970 em Nova York, e Raw Power Live: In the Hands of the Fans (1973), com a performance completa do disco Raw Power

Além dos Stooges, MacKay tocou com o Violent Femmes & Horns of Dilemma em shows do grupo. Ele é o terceiro integrante dos Stooges a morrer na última década, após o guitarrista Ron Asheton e o baterista Scott Asheton.

Líder da banda, Iggy Pop vem ao Brasil em breve para fechar uma das noites de Popload Festival 2015. O vocalista dos Stooges é a atração principal do evento, que acontece nos dias 16 e 17 deste mês, no Audio Club, em São Paulo. Os ingressos para o festival já estão sendo vendidos por valores entre R$ 270 e R$ 480 (há meia-entrada) – saiba mais aqui.