Super Furry Animals substitui Cake no Indie Rock Festival

Banda de Gruff Rhys forma o line-up internacional junto à trupe do Gogol Bordello

Da redação Publicado em 15/10/2009, às 11h06

Substituição no line-up do Indie Rock Festival: sai Cake, entra Super Furry Animals.

Conforme noticiado na semana passada, o projeto do norte-americano John McCrea estava cotado para formar, junto ao Gogol Bordello, o cardápio internacional do festival. As negociações, no entanto, parecem não ter avançado, e a banda do galês Gruff Rhys tomou o lugar vago. A informação, levantada pelo site Move That Jukebox, pode ser confirmada no site da Fundição Progresso, que acolherá o braço carioca do evento.

Fica, portanto, assim: em 13 de novembro, as duas bandas se apresentam na casa de show do Rio de Janeiro, provavelmente acompanhadas das nacionais Mombojó (Pernambuco) e Holger (São Paulo). Inicialmente, o jornalista Lúcio Ribeiro sinalizou o dia 15 para o show paulista, na Via Funchal, mas o Move That Jukebox indica agora o dia seguinte, 16 de novembro. Ainda não há confirmação nos sites da casa de espetáculos ou dos grupos.

O Super Furry Animals já esteve no Brasil em 2003, quando se apresentou no extinto Tim Festival, no mesmo dia e palco de White Stripes e Rapture. Dois anos depois, o grupo gravou parte do álbum Love Kraft no país, com produção de Mario Caldato Jr. (Beastie Boys, Mallu Magalhães). Mais dois anos se passaram e Rhys voltou, desta vez para série de shows solo. Em 2008, o líder da banda trouxe seu projeto paralelo, Neon Neon, para tocar na última edição do Tim Festival, no palco Novas Raves, que contou com Gogol Bordello em dia diferente.

Em novembro, a banda deve apresentar a turnê de Dark Days/Light Years, seu nono álbum de estúdio.

Rhys não esconde o gosto por ritmos brasileiros - não à toa, será um dos entrevistados para o documentário Tropicália, com direção de Marcelo Machado e produção de Fernando Meirelles. Leia trecho da reportagem sobre o filme publicada na Rolling Stone Brasil deste mês.

Criado em 2007, o Indie Rock Festival realiza sua segunda edição, após cancelar os shows de 2008, que trariam Broken Social Scene e Dandy Warhols ao Brasil.