Woody Allen completa 75 anos

Premiado ator, diretor e roteirista já realizou mais de 50 filmes e continua na ativa

Da redação Publicado em 01/12/2010, às 18h45

Woody Allen em cena de Hannah e Suas Irmãs: ator, diretor, roteirista e completa 75 anos

Ver Galeria
(12 imagens)

Três quartos de década e muitas esquisitices, neuroses, manias, filmes premiados e retratos de Nova York. No dia 1º de dezembro de 1935, nascia - no Brooklyn, em Nova York, claro - Woody Allen, um dos diretores de cinema norte-americanos mais queridos do público e da crítica.

Cineasta, comediante, músico amante do jazz, ator, dramaturgo e roteirista, Allan Stewart Konigsberg tem mais de 50 filmes no currículo - ele realiza praticamente um longa por ano. Seu primeiro trabalho para o cinema foi O Que É Que Há, Gatinha?, de 1965, no qual atuou e escreveu. Só foi estrear como diretor no ano seguinte, com O Que Há, Tigresa?, no qual redublou um filme de ação japonês transformando a trama em uma história a respeito de uma receita culinária secreta.

A partir daí, seja como diretor, escritor ou ator (ou nas três funções ao mesmo tempo), levou às telonas, ao longo das décadas seguintes, diversas outras obras, sendo que a maioria delas foi elogiada pela crítica e se tornou sucesso de bilheteria - embora suas produções mais recentes não estejam sendo tão bem recebidas como costumavam ser. Na lista de sucessos figuram Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar (1972), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Tiros na Broadway (1994), Desconstruindo Harry (1997), Dirigindo no Escuro (2002) e Vicky Cristina Barcelona (2008), entre outros.

Um característica marcante de sua carreira é a escolha de "musas", que são trocadas de tempos em tempos, e que ele presenteia com grandes e complexos papeis femininos. Diane Keaton, Mia Farrow (com quem teve um longo relacionamento) e Scarlett Johansson são algumas delas.

Woody Allen foi casado três vezes: primeiro com Harlene Susan Rosen, depois com a atriz Louise Lasser, que atuou em alguns filmes do começo de sua carreira. Sua terceira esposa é Soon-Yi Previn, a filha adotiva de sua ex-namorada Mia Farrow.

Embora seja declaradamente avesso à premiação, Allen é dono de três Oscars (melhor roteiro original por Hannah e Suas Irmãs, e pela direção e roteiro original de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa,) além de ter sido indicado mais 21 vezes para concorrer à estatueta.

Seu próximo trabalho, Midnight in Paris, que estreia em 2011, traz no elenco a cantora e primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy, além de Owen Wilson, Adrien Brody, Michael Sheen, Marion Cotillard e Rachel McAdams.

De acordo com o site Box Office Mojo, Woody Allen faturou, até agora, mais de US$ 424 milhões nas bilheterias de cinema. Relembre, na galeria ao lado, alguns momentos importantes da carreira dele.