Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Fernanda Montenegro relembra indicação ao Oscar em 1999: ‘Inesperado’

Durante entrevista, a icônica atriz Fernanda Montenegro relembrou o Oscar perdido para Gwyneth Paltrow em 1999

Redação Publicado em 05/11/2021, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Montenegro (Foto: Divulgação)
Fernanda Montenegro (Foto: Divulgação)

Fernanda Montenegro entrou para a história em 1999, quando foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz com o trabalho em Central do Brasil. Desde então, a estrela foi a única latino-americana a disputar a concorrida categoria — e, em entrevista, a atriz explicou que o momento foi “inesperado”.

A estrela concorria com outras grandes atrizes de Hollywood, como Meryl Streep, Cate Blanchett e Gwyneth Paltrow, quem ganhou o prêmio pela atuação em Shakespeare Apaixonado. Apesar de não vencer a categoria, Montenegro não diminui a importância da indicação ou do filme Central do Brasil, de Walter Salles.

+++LEIA MAIS: Fernanda Montenegro confronta os 90 anos: 'Gostaria de ver um mundo diferente antes de partir'

Em entrevista à Veja, Montenegro explicou: “Prêmios, às vezes, vêm. Às vezes, não. O momento daquele Oscar foi inesperado. E daí? O filme de Walter Salles continua sendo um ‘não Oscar’ maravilhoso. A vida continuou. A vida continua.”

A estrela também relembrou alguns trabalhos, como Babilônia. A novela foi escrita por Gilberto Braga, autor que morreu em 26 de outubro após lutar contra uma infecção. Conforme noticiou o site Época, a atriz comentou o beijo em Nathália Timberg responsável por uma grande polêmica na produção:

Esse beijo, para surpresa geral, aconteceu logo no primeiro capítulo entre duas atrizes, na época com a idade de 86 anos. Nathália e eu nos beijamos suavemente, delicadamente, na boca. Por que não?

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, não vai representar Espanha na premiação; entenda

Em seguida, a atriz disse: “Na história estávamos casadas havia 40 anos. O beijo foi um escândalo. Hoje não haveria aquela repulsa a esse carinho. Caminhamos e a caminhada foi bastante ágil. Destaco que todo o ganho libertário na dramaturgia televisiva se deve a Gilberto Braga. A quem reverencio”.

Fernando Montenegro é imortal da Academia de Letras

Atriz Fernanda Montenegro foi eleita na quinta, 4 de novembro, para a cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A artista foi condecorada com o título de imortal e recebeu 32 votos dos acadêmicos — dois foram em branco e um nulo. Entenda o que são as "cadeiras imortais" neste link

+++ LEIA MAIS: Fernanda Montenegro diz que nem 'na ditadura militar' arte teve tão pouco prestígio quanto atualmente