Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Banksy confirma autoria de sete novos murais na Ucrânia

Conhecido por seus grafites provocantes, o misterioso Banksy divulgou uma de suas novas obras na última sexta-feira, 11

Redação Publicado em 16/11/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do grafite feito por Banksy na Ucrânia (Foto: Divulgação/ Instagram/ @banksy)
Foto do grafite feito por Banksy na Ucrânia (Foto: Divulgação/ Instagram/ @banksy)

Na última sexta-feira, 11, o famoso Banksy compartilhou suas mais novas artes em seu perfil no Instagram. Segundo o renomado artista de rua, ele criou sete murais em diversas cidades da Ucrânia, incluindo em Borodianka, nos arredores de Kiev, capital do país que segue em guerra contra a Rússia.

De acordo com a Folha, o grafite compartilhado por Banksy foi feito em um prédio ucraniano que ficou em ruínas após um bombardeio. Em preto e branco, o mural representa uma ginasta equilibrando-se em uma pilha de escombros, enquanto faz uma parada de mão em cima dos blocos de concreto.

Além da ginasta, outros esportistas também foram representados pelas obras de Banksy. Em Irpin, uma ginasta rítmica dança com uma fita e, em Borodianka, um judoca dá um golpe em um homem, que poderia ser Vladimir Putin. Já em Horenka, um homem toma banho sozinho, enquanto, em Hostomel, uma mulher de roupão usa uma máscara de gás enquanto empunha um extintor de incêndio.

+++LEIA MAIS: Arte de Banksy avaliada em R$ 62 milhões é destruída por Christopher Walken na série The Outlaws; entenda

É interessante pontuar que esta não é a primeira vez que Banksy cria murais em territórios tomados por conflitos armados. Além da Ucrânia — que conta com sete grafites, segundo o artista confirmou logo depois de sua publicação —, a Cisjordânia também já foi ornamentada com obras do desenhista.

Completamente anônimo, Banksy conquistou o mundo com obras satíricas, críticas e repletas de significados. Com recusas de entrevistas, o artista dá o devido foco às suas obras de arte — que, além de revolucionárias, podem ser consideradas controversas. Espalhados pelas ruas em diversas cidades do mundo, os grafites do artista pretendem criticar, propor reflexões e, em sua grande maioria, chocar.

+++LEIA MAIS: Quem é Banksy - e porque ele é considerado um artista revolucionário