Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder: quem é Adar, o misterioso personagem do 3º episódio?

O episódio mostra o personagem-título do segundo episódio da trama e o novo vilão à história: Adar

Redação Publicado em 12/09/2022, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adar (Foto: Reprodução / Amazon Prime Video)
Adar (Foto: Reprodução / Amazon Prime Video)

[ATENÇÃO: Contém spoilers de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder]

Amazon Prime Video disponibilizou na última sexta-feira (9), o 3º episódio de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder  (2022), série baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. O episódio mostra o personagem-título do segundo episódio da trama e o novo vilão à história: Adar.

A série retrata à Terra-Média durante a Segunda Era, porém, em um período anterior aos eventos apresentados nos romances, apresentando personagens novos e já conhecidos na batalha contra o temido ressurgimento do mal na Terra-Média.

+++ LEIA MAIS: Senhor dos Anéis: Trailer, estreia e tudo que sabemos sobre série Os Anéis de Poder [LISTA]

Até o momento, a produção ajudou a desenvolver a linha narrativa de boa parte dos personagens apresentados anteriormente nos romances do escritor, no entanto, o personagem supostamente interpretado por Joseph Mawle não existe nos livros.

A história de J.R.R Tolkien

A Primeira Era terminou com a derrota de Morgoth, mas em Os Anéis de Poder, Galadriel descobriu que as forças do mal haviam se preparado para uma eventual derrota e também encontra evidências de um plano de contingência, que seria decretada no caso de Morgoth cair, na qual seu sucessor reivindicou o poder em seu lugar.

+++ LEIA MAIS: Senhor dos Anéis: Qual astro do rock quase dublou Frodo em animação?

Esse plano se desenrola nas terras do sul, a região destinada a ser conhecida como Mordor. Os orcs já percorrem a região, sequestrando aldeões, levando-os como escravos para poderem estender seus túneis.


Enredo do 3º episódio

No segundo episódio de Os Anéis de Poder, Arondir (Ismael Cruz Córdova) foi um dos grandes destaques. O destemido elfo partiu rumo a uma cidade que estaria sendo dominada por forças do mal junto da humana Bronwyn (Nazanin Boniadi), e acaba sendo capturado por orcs para trabalhar como escravo.

+++ LEIA MAIS: Peter Jackson quis fazer hipnoterapia para esquecer trilogia O Senhor dos Anéis

Arondir, ao lado de seus companheiros elfos que também foram sequestrados, utilizam as fraquezas dos orcs para criarem um plano de fuga – algo que, como percebemos pouco antes do final, não obteve muito sucesso e culminou na morte de diversos personagens.

Entretanto, em vez de ser assassinado pelas horrendas criaturas, Arondir é mantido vivo e levado para o misterioso personagem. Apesar de aparecer por poucos segundos, é possível perceber que a caracterização de Adar difere da dos outros Orcs e nutre de semelhanças com os Elfos. 

+++ LEIA MAIS: George R.R. Martin quer que House of the Dragon seja maior que O Senhor dos Anéis: 'Sou competitivo'


Afinal, quem é Adar?

Apesar de poucos detalhes terem sido revelados, sabe-se que Adar é um vilanesco personagem que insurge como líder dos Orcs e será uma das grandes ameaças da narrativa ao lado de Sauron e das forças das trevas que se erguem na Terra-Média.

Em O Silmarillion(1977), uma das obras utilizadas para a composição da série, os orcs são elfos do Leste, também conhecidos como Avari, escravizados, torturados e criados pelo poderoso e mortal Morgoth, ainda que diversas histórias de origem tenham sido assinadas para justificar a existência dos orcs.

+++ LEIA MAIS: Os Anéis do Poder: 5 curiosidades sobre a nova série do Prime Video

Seguindo o dicionário de sindarin, uma das várias línguas artificiais criadas por Tolkien, a etimologia de Adar provavelmente significa “pai”. Isso pode ser deduzido do nome élfico de Tom Bombadil, Iarwain Ben-Adar, que significa “mais velho e sem pai”, conforme aponta o ScreenRant.

Considerando que o antagonista é o líder dos orcs, é provável que Adar afirme ser “pai” dos Orcs – talvez implicando que ele era o servo de Morgoth responsável pela criação dos orcs em O Senhor dos Anéis, o que também ligaria Adar com uma das várias máscaras vestidas pelo Lorde dos Presentes, que enganou os elfos de Eregion e os guiou para criar os Anéis do Poder.

+++LEIA MAIS: Senhor dos Anéis: ator celebra diversidade em Anéis de Poder: 'estamos contando a história agora'

Entretanto, isso não impede que Adar seja, de fato, pai de alguém, considerando que o pai de Theo (Tyroe Muhafidin) não pode ser visto em nenhum lugar. Teorias apontam que Adar pode ter sido corrompido por desejos sombrios que o transformaram em um dos servos de Morgoth e de Sauron, o que ajudaria a explicar o motivo de Theo ter encontrado a misteriosa espada e ter consagrado uma conexão com o perigoso objeto.

Os três primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder já estão disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video, e terão novos episódios disponíveis semanalmente às sextas-feiras, a partir de 01h da manhã no horário de Brasília.