Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que série The Crown deveria acabar, segundo Helena Bonham Carter

Atriz interpretou a princesa Margaret nas temporadas 3 e 4, mas acredita que a produção perdeu o sentido após isso

Helena Bonham Carter como princesa Margaret em The Crown (Foto: Divulgação/Netflix)
Helena Bonham Carter como princesa Margaret em The Crown (Foto: Divulgação/Netflix)

Apesar de todas as controvérsias, The Crown é um sucesso. A série da Netflix que dramatiza a história do reinado da rainha Elizabeth II registra altos números de audiência e já recebeu dezenas de prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro.

Ainda assim, na visão de uma de suas ex-atrizes, Helena Bonham Carter, a produção deveria ser encerrada. Responsável por interpretar a princesa Margaret nas temporadas 3 e 4 do programa, a artista expressou sua opinião em entrevista ao The Guardian após, inicialmente, recusar-se a comentar o recente e controverso livro do príncipe Harry, O que sobra.

“Eu realmente não quero contribuir com tudo isso. É complicado e minha fala será tirada do contexto. E acho que o livro já recebeu atenção o suficiente. Eu deveria ter cuidado com isso daqui também, mas não acho que eles deveriam continuar com a série. Estou nela e adorei meus episódios, mas é muito diferente agora.”

E o que distingue tanto as quatro primeiras temporadas de The Crown da quinta, disponibilizada recentemente pela Netflix? De acordo com Carter, o período de tempo retratado.

Quando The Crown começou, era um drama histórico, e agora caiu no presente. Mas essa decisão precisa ser tomada por eles, não por mim.

A quinta temporada de The Crown

A quinta temporada de The Crown foi disponibilizada pela Netflix em novembro de 2022, dois meses após a morte da rainha Elizabeth II e do estabelecimento do sucessor, Charles, como rei. A história se passa durante a década de 1990 e aborda muitas histórias controversas de quando Charles era príncipe e casado com Diana Spencer.

O tom da produção em seus novos episódios dividiu opiniões a ponto do próprio elenco se manifestar em defesa. Conforme observa o IndieWire, o intérprete do príncipe Philip, Jonathan Pryce, apontou que as críticas podem ter surgido devido a “uma sensibilidade aumentada por conta da morte da rainha”. Lesley Manville, sucessora de Helena Bonham Carter como princesa Margaret, comentou que o seriado “não está passando dos limites”.

As alegações de que a 5ª temporada do programa da Netflix foi "exploradora" do agora rei Charles levaram o elenco a defender a série. Jonathan Pryce questionou se as críticas recentes “surgiram por causa de uma sensibilidade aumentada por causa da morte da rainha” e Lesley Manville, que assumiu o papel da princesa Margaret de Carter, disse que a série não está “passando dos limites”.

Ainda assim, foi preciso que a Netflix inserisse um aviso a ser exibido junto da produção para informar que sua trama é “inspirada em eventos reais”. Ou seja: não há compromisso em retratar 100% os fatos como ocorreram. O alerta diz:

Inspirada em eventos reais, esta dramatização fictícia conta a história da rainha Elizabeth II e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado.