Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Milton Nascimento relembra início da carreira em participação no Altas Horas [EXCLUSIVO]

Para encerrar o ciclo de apresentações, Milton Nascimento retorna ao palco do Altas Horas para receber homenagens e relembrar histórias da carreira

Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 05/01/2023, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Milton Nascimento no Altas Horas deste sábado, 07 de janeiro (Foto: Globo/ Daniela Toviansky)
Milton Nascimento no Altas Horas deste sábado, 07 de janeiro (Foto: Globo/ Daniela Toviansky)

Para encerrar o ciclo de apresentações, Milton Nascimento retorna ao palco do Altas Horas, da TV Globo, neste sábado, 07, local onde anunciou a turnê Última Sessão de Música, para receber homenagens e relembrar histórias da carreira.

A Rolling Stone Brasil traz uma prévia exclusiva da entrevista, conduzida por Serginho Groisman, com o artista falando dos primeiros anos na carreira e os desafios na música. Ainda na conversa, Bituca relembra a origem de seu primeiro hit.

+++ LEIA MAIS: Milton Nascimento e Criolo reinventam ‘Não Existe Amor em SP’ de modo emocionante para ajudar pessoas vulneráveis da cidade

Cantava em bares, restaurantes, tudo. E tocava baixo. Eu tinha uns 15 anos. Descobri que um ‘lálálá’ pode ser música ainda muito pequenininho, ouvindo a Rádio Nacional, principalmente as cantoras. [...] Fui à casa de Elis [Regina] cantei a ‘Canção do Sal’, que fiz na máquina de escrever [...], e ela gravou. Depois foi gravando [outras composições dele]”.
Milton Nascimento no palco do Altas Horas
Milton Nascimento será um dos convidados no palco do Altas Horas deste sábado (Foto: Globo / Daniela Toviansky)

"Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente para vocês!", escreveu Nascimento ao divulgar a turnê.

Com 60 anos de carreira e oitenta de vida, a despedida da entidade da Música Popular Brasileira (MPB) terá clássicos como “Ponta de Areia”, “Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”, não podem faltar no setlist. “O resto é surpresa” —, diz ele.

+++ LEIA MAIS: Quais brasileiros já foram indicados ao Grammy? De Gilberto Gil a Milton Nascimento [LISTA]

"Ao longo desses 42 discos lançados, fui indicado 9 vezes ao Grammy, premiado 5 vezes. Tornei-me cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro. Nos Estados Unidos, gravei meu primeiro disco internacional, firmei parcerias eternas com Herbie Hancock e Wayne Shorter," afirmou Nascimento no programa Altas Horas, em novembro de 2021. "Com Wayne, lancei Native Dancer (1975), disco que foi um marco na "World Music," e muitas outras parcerias viriam ao redor do mundo.