Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Luto

Morre James Kottak, ex-baterista do Scorpions, aos 61 anos

James Kottak participou do Scorpions por 20 anos, entre 1996 e 2016; ele foi demitido da banda por conta de abuso de bebidas alcoólicas

James Kottak (Foto: Dominik Bindl/Getty Images)
James Kottak (Foto: Dominik Bindl/Getty Images)

Ex-baterista do Scorpions, James Kottak morreu aos 61 anos na manhã da última terça, 9, em Louisville, Kentucky. Tobi, filha do artista, confirmou a notícia ao TMZ. Até o momento, a causa da morte não foi confirmada.

Em publicação feita nas redes sociais, Scorpions lamentou a morte de Kottak. "Notícia muito triste... nosso querido amigo e baterista de 20 anos, James Kottak, faleceu aos 61 anos. James era um ser humano maravilhoso, um grande músico e um homem de família amoroso. Ele era nosso 'Irmão de outra Mãe' e sentiremos muita falta. Rock 'n Roll para sempre," escreveu.

+++LEIA MAIS: Scorpions celebra 30 anos de ‘Wind of Change’ enquanto prepara álbum mais pesado [ENTREVISTA]

Por 20 anos, James Kottak foi o baterista da banda alemã de hard. Ele entrou em 1996 e foi expulso em 2016 em decorrência do abuso de bebidas alcoólicas — e foi substituído por Mikkey Dee, do Motörhead. Kottak participou de todos os discos de estúdio do grupo, entre Eye II Eye (1999) e Return to Forever (2015).

O baterista era integrante do Kingdom Come nos anos 1980, mas voltou após ser demitido no Scorpions, e ficou na formação até a morte. Além desses dois grupos, ele também participou de Warrant, Dio e Krunk.

+++LEIA MAIS: Ex-baterista do Scorpions diz que mudança climática não existe e chama Biden de ‘o mais idiota dos idiotas’

Em abril de 2023, James Kottak falou com a Tulsa Music Stream (via Blabbermouth) sobre os problemas com álcool. "Tive algumas crises de bebida ao longo dos anos. Mas o que as pessoas não sabem é todos os anos que estive sóbrio. 2008 a 2011," disse. "E aqui um ano, e ali um ano. E quando nossos filhos [com a ex-esposa Athena Lee, irmã do baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee] estavam no forno."

Passei muito tempo sem beber. E então tive meus momentos nos quais bebi. E isso não significa que estou caindo bêbado, andando com uma garrafa pela casa.