Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Netflix alterou cena de suicídio controversa de 13 Reasons Why

O serviço de streaming optou por remover o momento da primeira temporada no qual Hannah Baker se mata

Redação Publicado em 16/07/2019, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hannah Baker, de 13 Reasons Why (Foto: Reprodução)
Hannah Baker, de 13 Reasons Why (Foto: Reprodução)

Dois anos depois da estreia de 13 Reasons Why, a Netflix optou por editar a cena que retrata o suicídio de Hannah Baker.

Na última segunda, 15, o serviço de streaming comunicou: “Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why incitou conversas sobre temas muito difíceis como depressão e suicídio, além de encorajá-los a obter ajuda.”

Na época, a série enfrentou muitas reações negativas em relação ao modo como a depressão foi representada, e diversos ativistas e profissionais da saúde defenderam que ela pode ter contribuído para a recorrência do suicídio entre adolescentes.

"Enquanto nos preparamos para a terceira temporada, estamos atentos ao debate em torno do programa. Assim, seguindo o conselho de especialistas, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora da American Foundation for Suicide Prevention, decidimos com o criador Brian Yorkey que seria melhor alterar o momento no qual Hannah tira a própria vida", a empresa justificou.

A cena original que integrou a primeira temporada mostrava a protagonista vivida por Katherine Langford cortando o pulso com uma lâmina de barbear na banheira de sua casa. Agora, a personagem aparece olhando para o próprio reflexo no espelho.

Brian Yorkey afirmou que o objetivo de 13 Reason Why era, simplesmente, incentivar a empatia nos telespectadores: "A nossa intenção criativa ao retratar a realidade feia e dolorosa do suicídio com detalhes gráficos era a de mostrar a verdade sobre o horror de tal ato e garantir que ninguém jamais desejasse imitá-lo."

E acrescentou: "Nenhuma cena é mais importante do que a série em si e a mensagem de que devemos cuidar melhor uns dos outros."

+++ VÍDEO: Di Ferrero escolhe os melhores de todos os tempos: de Metallica a Charlie Brown Jr.