- Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução / Twitter)

Harry Potter: Após acusar franquia de antissemitismo, Jon Stewart esclarece comentários

O apresentador Jon Stewart afirmou que retratos de duendes de Harry Potter configuram antissemitismo: 'Foi tão estranho'

Redação Publicado em 06/01/2022, às 17h15

Com a estreia do especial de 20 anos de Harry Potter na HBO Max, que estreou em 1º de janeiro de 2022, o mundo mágico de J. K. Rowling voltou à tona. Aproveitando o assunto, o apresentador e comediante Jon Stewart, em entrevista ao podcast On The Problem, comentou como a caracterização dos duendes que cuidam do banco de Gringotes é antissemita, pois se assemelha ao retrato dos judeus no livro The Protocols of Elder Zion (1903).

De acordo com informações do Omelete, Stewart afirmou como, quando mostra a caricatura antissemita do livro, muitos pensam que faz parte do mundo de Harry Potter. "E a J. K. Rowling pensou 'podemos colocar esses caras para comandar o banco?" Em seguida, explicou como esperava que o público se chocasse com o retrato: "Ela colocou judeus para comandar um banco subterrâneo'. E todo mundo só disse 'ah, bruxos!' Foi tão estranho."

So @jonstewart recently broke Hollywood's complete silence on @jk_rowling unapologetically maintaining antisemitic folklore through Harry Potter. pic.twitter.com/ezWrxpzryB

— raf (@rafaelshimunov) January 3, 2022

+++LEIA MAIS: Emma Watson brinca com erro de edição em especial de Harry Potter: 'Não era tão fofa'

Frente aos comentários, os fãs de Harry Potter se revoltaram contra o apresentador e Stewart precisou se explicar. No Twitter, afirmou que falava de toda a indústria cinematográfica e a forma como o povo judeu é retratado. “Alguns estereótipos estão tão enraizados na sociedade que basicamente se tornam invisíveis, até mesmo no processo considerável que é produzir um filme. Amo os filmes de Harry Potter, talvez até demais para um homem da minha idade considerável.”

Rowling não respondeu às falas de Stewart, e o apresentador deixou claro como não espera satisfação da autora e que sua intenção não era acusar ninguém. “Ela não precisa responder a nada disso. Não quero que Harry Potter seja censurado de nenhuma forma. Era uma conversa a toa. Se toquem, po**a.”

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Daniel Radcliffe se apaixonou por Helena Bonham Carter durante filmagens; entenda


Harry Potter: Return to Hogwarts

Em 2021, a franquia Harry Potter ganhou muitas novidades. Ao completar 20 anos, em 14 de novembro, a saga anunciou uma reunião especial com o elenco original, além de ter seus filmes exibidos novamente nos cinemas, que estreou em 1 de janeiro de 2022 na plataforma de streaming HBO Max.

Além do trio original composto por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, também retornaram para Harry Potter: Rerturn to Hogwarts atores como Matthew Lewis (Neville Longbottom), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Robbie Coltrane (Hagrid), Ralph Fiennes (Voldemort), Gary Oldman (Sirius Black), Tom Felton (Draco Malfoy) e muitos outros. Confira o trailer abaixo:

+++LEIA MAIS: Especial de Harry Potter tem estreia mais assistida da HBO na América Latina

filme cinema Tom Felton Harry Potter emma watson franquia Daniel Radcliffe acusação Rupert Grint harry potter: return to hogwarts antissemitismo jon stewart j. k. rowling

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"