- Jason Isaacs (Foto: Amy Sussman / Getty Images)

Harry Potter: Jason Isaacs se recusa a 'apunhalar' J.K. Rowling pelas costas por polêmica transfóbica

Jason Isaacs, intérprete de Lúcio Malfoy na franquia Harry Potter, falou sobre comentários polêmicos da autora J.K. Rowling

Redação Publicado em 21/01/2022, às 16h47

Jason Isaacs (The OA), intérprete de Lúcio Malfoy na franquia Harry Potter (2001), compartilhou ao Telegraph sobre controvérsia envolvendo comentários transfóbicos de J.K. Rowling. O ator admitiu que, embora discorde da autora, não falará a respeito da polêmica antes de conversar com ela.

Isaacs afirmou saber sobre os comportamentos de Rowling, mas admitiu não querer comentar sobre o assunto: "Há muitas questões sobre Jo. Você sabe, interpreto pessoas complicadas, então me interesso por elas. Não quero me envolver e falar sobre questões trans, porque é um campo minado.”

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Críticos comentam ausência de J. K. Rowling em especial de 20 anos; entenda

O ator, apesar de discordar da escritora, reconhece a importância dos projetos sociais dela: “[J.K.] tem as opiniões dela e eu tenho as minhas. Elas diferem em muitas áreas. Mas algo que deveriam saber - não como um contra-argumento - é como ela doou parte da fortuna para tornar o mundo melhor, ajudando milhares de crianças vulneráveis, através da instituição de caridade Lumos.”

Jason considera a predisposição da criadora com o projeto “inequivocamente bom” e assegurou não opinar sobre as polêmicas antecipadamente: “Mesmo com alguns comentários muito controversos de [Rowling], não vou apunhalar ela pela frente – ou pelas costas – sem antes conversar, algo que ainda não consegui fazer.”

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Quadribol muda de nome após fala transfóbica de J. K. Rowling; entenda

Isaacs não é o primeiro da franquia Harry Potter a comentar sobre as polêmicas de Rowling. Enquanto alguns astros foram rápidos em criticar a escritora, outros, como Jason, aparentaram certo conflito com o assunto. É o caso de Rupert Grint, quem, embora discorde da autora, afirmou considerá-la uma tia.


Transfobia de J.K. Rowling

Nos últimos anos, a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling foi duramente criticada por compartilhar comentários polêmicos envolvendo questões transgêneras. A controvérsia começou em 2019, quando Rowling twittou apoio a Maya Forstater, uma mulher temporariamente demitida por comentário transfóbicos.

+++LEIA MAIS: Lynda Carter responde comentários transfóbicos de J. K. Rowling: 'Não precisa ser trans para entender'

Em 6 de junho de 2020, a escritora retornou as redes para criticar o artigo Opinião: Criando um mundo pós-covid-19 mais igualitário para pessoas que menstruam, publicado na plataforma Devex. Rowling escreveu, em tom de deboche, que “costumava existir uma palavra para [descrever] essas pessoas”.

filmes polêmica cinemas Harry Potter franquia saga J.K. Rowling autora recusar Lúcio Malfoy Jason Isaacs escritora defender discordar comentários transfóbicos

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"