- Chris Martin (Foto:mpi04/MediaPunch /IPX)

Coldplay responde à polêmica sobre greenwashing em turnê; entenda

Coldplay comentou críticas de greenwashing por conta da parceria com Neste durante a turnê Music Of The Spheres

Redação Publicado em 12/05/2022, às 16h22

Coldplay respondeu às alegações de que eles estavam servindo como “idiotar úteis para greenwashing” durante a turnê Music Of The Spheres, na qual pretendem minimizar a emissão de carbono deles e dos fãs, embora tenham surgido críticas em relação às empresas com as quais se associaram para obter ajuda no plano. (via NME)

Na última semana, Coldplay anunciou uma parceria com a petrolífera finlandesa Neste, com objetivo de reduzir pela metade as emissões de carbono das turnês. A empresa afirma ser a maior produtora mundial de biocombustíveis sustentáveis, mas para adquirir óleo de palma, desmataram pelo menos 24.710 acres de floresta em países como Indonésia e Malásia entre 2019 e 2020 (via Friends Of The Earth).

+++ LEIA MAIS: Coldplay: Qual filme clássico dos anos 1980 inspirou carreira de Chris Martin?

Segundo Carlos Calvo Ambel, diretor sênior do grupo de campanha Transporte e Meio Ambiente (T&E), “a Neste está usando cinicamente o Coldplay para fazer greenwashing em sua reputação. Esta é uma empresa ligada ao tipo de desmatamento que chocaria Chris Martin e seus fãs. Não é tarde demais, eles devem abandonar a parceria com a Neste agora e se concentrar em soluções realmente ecológicas.”

Coldplay publicou uma nota em resposta às críticas, na qual afirmam: “Quando anunciamos essa turnê, dissemos que tentaríamos o nosso melhor para torná-la o mais sustentável e com baixo impacto de carbono possível, mas que seria um trabalho em andamento. Isso continua sendo verdade. Não afirmamos que tudo está bem.”

+++ LEIA MAIS: Coldplay não vai lançar mais músicas inéditas após 2025; entenda

“Antes de nomearmos a Neste como fornecedora desses produtos de biocombustíveis, recebemos a garantia de que eles não usam nenhum material virgem em sua produção – principalmente óleo de palma. Ainda é de nosso entendimento que eles usam apenas resíduos renováveis, como óleo de cozinha e subprodutos da fabricação de celulose.”

Entre as 12 metas do plano ecológico do Coldplay está a redução das emissões de CO2 em 50% em comparação com a última turnê. A emissão média de carbono dos fãs caiu cerca de 50% em relação à turnê A Head Full Of Dreams (2016 - 2017). O objetivo é “eliminar o uso de combustíveis fósseis” na produção de shows e no transporte terrestre.

+++ LEIA MAIS: Coldplay: Ainda há ‘longo caminho’ para turnê ecológica, diz Chris Martin

“Na maioria das cidades – mas não em todas – conseguimos isso usando uma mistura de biocombustíveis sustentáveis ​​e energia renovável. Também estamos tentando reduzir as emissões das viagens aéreas com combustível de aviação sustentável,” escreveu a banda.

Hanna Leijala, porta-voz da Neste, insistiu que a empresa “não aceita nenhuma violação de sustentabilidade em nossas próprias operações.” “Para nossa parceria com o Coldplay, o óleo de palma convencional não foi usado como matéria-prima. Neste planeja reduzir a participação de óleo de palma convencional para zero por cento de seus insumos globais de matéria-prima renovável até o final de 2023,” disse ao The Guardian.

+++ LEIA MAIS: Coldplay faz cover emocionante de hit do Pearl Jam: ‘Obrigado, Eddie Vedder

música coldplay polêmica Turnê Music Of The Spheres críticas neste greenwashing

Leia também

Entre o palco e o sítio: Dinho Ouro Preto comemora 60 anos admitindo ser 'caseiro', 'cinéfilo' e apaixonado por corrida


Sebastian Bach relembra trauma durante primeira passagem no Brasil, em 1992: 'Eu quase morri'


Britney Spears e pai chegam a acordo mais de dois anos após fim de tutela


Por que Dave Grohl não esperava nada do Nirvana


Slipknot faz primeiro show com novo baterista, possivelmente Eloy Casagrande


Machine Gun Kelly se nega a falar mal de Taylor Swift durante jogo: 'Uma santa'