- Dua Lipa (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Grammy 2022: Por que Dua Lipa não submeteu ‘Levitating’ à premiação?

Um dos maiores hits do ano, “Levitating”, da cantora Dua Lipa, não está entre as indicações do Grammy 2022

Redação Publicado em 24/11/2021, às 11h49 - Atualizado em 03/04/2022, às 20h20

Os indicados ao Grammy 2022 foram anunciados na terça, 23, e a falta de “Levitating”, hit de Dua Lipa, chamou a atenção. A canção ficou várias semanas no top 10 da Billboard Hot 100, além de ter um remix de sucesso com o rapper DaBaby — e foi escolha da cantora não submeter a faixa à premiação. 

Segundo informações do POPline, a equipe da cantora escolheu não submeter a música para os votantes que escolheriam os indicados ao Grammy 2022. E o motivo teria sido DaBaby, quem fez comentários homofóbicos e sobre AIDS em julho de 2021 e, desde então, é criticado.

+++LEIA MAIS: Dua Lipa: 5 performances incríveis da cantora - Grammy 2021, Tiny Desk e mais [LISTA]

Após as declarações, as rádios substituíram o remix de DaBaby, lançado em outubro de 2020, pela versão solo da cantora, lançada em março de 2020 com o disco Future Nostalgia. No entanto, o período de legibilidade do Grammy só valeria para a música em parceria com o rapper.

A cantora, que anteriormente disse estar “horrorizada” com os comentários homofóbicos de DaBaby, teria preferido não submeter o remix com o rapper à premiação. Em entrevista à Variety, um especialista comentou a decisão:

+++LEIA MAIS: 'Ficamos chocados', diz Elton John sobre comentário homofóbico de DaBaby em show

“Presumivelmente só poderia ter enviado o DaBaby, e isso seria pedir muito aos votantes, fingir que o rapper persona-non-grata realmente não estava nele,” disse o especialista. Ele ainda afirmou que a escolha de Dua Lipa poupou os eleitores de um dilema na votação:

"Muito provavelmente, Lipa estava salvando os eleitores de ter que agonizar para escolher entre seu amor por ela e seu medo de dar moral para um cara ainda considerado tóxico por grande parte da indústria por seus comentários homofóbicos," concluiu o especialista.

+++LEIA MAIS: 'Desculpa por ser eu', diz DaBaby após comentários homofóbicos

Críticas a DaBaby

Durante o Rolling Loud 2021, festival realizado em Miami, o rapper DaBaby deu declarações homofóbicas e preconceituosas relacionadas às pessoas diagnosticadas com AIDS. Durante apresentação, o músico falou: "Se você não apareceu hoje com HIV, AIDS ou qualquer doença mortal sexualmente transmissível que fará você morrer em duas ou três semanas, então levante a lanterna do celular (...)”

Desde então, diversas celebridades criticaram publicamente DaBaby. No Instagram, Miley Cyrus ofereceu ajuda para “educar” o rapper (veja abaixo) enquanto Madonna, Elton John, Lil Nas X e outros astros condenaram e lamentaram as declarações.

música notícia hit DUA LIPA rapper grammy premiação 2022 dababy levitating submeter

Leia também

Slipknot confirma oficialmente Eloy Casagrande como novo baterista


Blue Note Rio se transforma em pista de dança em homenagem à Madonna


Rashid se despede da turnê “Movimento Rápido dos Olhos” com show no SESC Pompeia


Britney Spears afirma que 'não há justiça' após pagar US$ 2 milhões ao pai


Billie Eilish anuncia turnê de novo álbum e deixa América Latina de fora


Céu retorna às raízes com Novela: 'Tudo que eu sei fazer é misturar'