- O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos (Foto: Divulgação/Netflix)

3 motivos para assistir (e 3 para não assistir) O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos, da Netflix [LISTA]

Série documental explora o crime de mais de 30 anos no Museu Isabella Stewart Gardner

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/05/2021, às 11h00

Tradicionalmente, o Dia de São Patrício é comemorado nos Estados Unidos com a apreciação da cultura, gastronomia e cervejas irlandesas. Pessoas se reúnem em bares e espaços boêmios durante a festa, enquanto outras partes das cidades ficam vazias. Nesse dia, em 1990, ladrões se aproveitaram da ocasião para roubar o Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, EUA. A nova série documental da Netflix, O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos (2021), conta essa história.

Os criminosos levaram 13 obras de arte com valor total aproximado de US$ 200 milhões — cerca de R$ 1 bilhão — além de terem ficado mais de uma hora dentro do museu, certos de que a polícia não viria. Todo esse mistério levou a mais de 25 anos de investigação por parte do FBI e da polícia de Boston. 

+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Vozes e Vultos, novo suspense da Netflix [LISTA]

Dirigida por Colin Barnicle, a produção é intrigante e deixa o espectador curioso até o final. Confira três motivos para assistir (e três para não assistir) O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos:

Para assistir: fusão de interesses

Para quem ama arte e histórias sobre crime, O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos é a escolha perfeita. A trama do furto é complexa e inesperada. Ao mesmo tempo, para os fãs de arte, ver de perto o Isabella Gardner, um dos museus mais respeitados dos Estados Unidos, é impressionante. 

+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir A Mulher na Janela, nova produção de suspense da Netflix [LISTA]

Para não assistir: pouca arte

Por outro lado, a arte não é o foco principal da produção, a qual toma caminhos inesperados ao longo dos episódios. A série não explica muitas tecnicalidades dos quadros, quem eram os pintores ou qual valor os objetos tinham para os criminosos.

A arte fica em segundo plano, usada apenas como moeda de troca entre ladrões especializados neste segmento — sim, eles existem — ou lembradas como símbolo do que foi perdido. 

+++LEIA MAIS: 5 séries da Netflix que inspiraram tendências pop: Fantasias, interesse por esportes e mais

Para assistir: duração

Com apenas quatro episódios de cerca de 50 minutos, a série é ótima para maratonar durante um fim de semana. Por focar em crime, é super envolvente e cada capítulo termina sem muitas conclusões e inspira curiosidade para continuar assistindo.

Para não assistir: inconclusivo

Não é spoiler, mas este pequeno detalhe pode afastar muitas pessoas da produção: apesar de ter acontecido há mais de 30 anos, o crime não foi fechado, as obras não foram encontradas e não é claro quem cometeu o roubo. 

+++LEIA MAIS: Não sabe o que assistir? Ferramenta da Netflix escolhe título para o público; entenda

Para assistir: máfia italiana nos EUA

Se não aprendemos muito de história da arte, por outro lado, ganhamos aulas sobre a máfia italiana na Costa Leste dos EUA nos anos 1990. O clima era tenso entre as gangues e o principal foco da polícia era colocar todos os envolvidos na cadeia. Roubos de arte não eram prioridade para as autoridades, mas os dois assuntos podem estar conectados: mafiosos perceberam como podiam comprar a saída da prisão com a devolução de um item de arte roubado. 

Para não assistir: vai e volta

Por entregar um panorama bastante completo da máfia italiana, o enredo envolve vários nomes de pessoas as quais acabam presas, mortas ou desaparecidas. O desenvolvimento não é totalmente linear, muitas pessoas são mencionadas e é necessário pausar para lembrar quem fez o que - e isso pode ficar cansativo depois de alguns episódios. 

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Eu Nunca, série da Netflix: escolha do elenco, inspiração e mais [LISTA]


Assista ao trailer de O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos:


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

netflix notícias Documentário arte crime série documental o maior roubo de arte de todos os tempos this is a robbery

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae