- Amélie Poulain (Foto: Reprodução)

4 curiosidades de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain [LISTA]

O filme do diretor Jean-Pierre Jeunet é considerado um marco do cinema

Redação Publicado em 28/03/2021, às 15h00 - Atualizado em 25/04/2021, às 13h03

Em 25 de abril de 2001, há exatos 20 anos, o famoso filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi lançado na França - e encantou diversos espectadores. Dirigida por Jean-Pierre Jeunet, a produção teve um imenso sucesso mundial com a narrativa que evidencia a importância de saber aproveitar os pequenos prazeres da vida.

Na trama, Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tautou, inicia uma busca pelo dono de uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento no qual se mudou. Essa atitude faz com que a protagonista mude a visão sobre o mundo, e encante os espectadores com a personalidade e fantasia contagiante. 

+++LEIA MAIS: 4 curiosidades do clássico Uma Linda Mulher [LISTA]

Não precisou de muito tempo para o filme se tornar um sucesso. Ele foi indicado a cinco categorias do Oscar, ganhou dois prêmios BAFTA e levou quatro prêmios César, o mais importante do cinema francês.

No Brasil, o filme chegou somente em 8 de fevereiro de 2002, quase um ano após o lançamento.

Apesar de 20 anos se passarem desde o lançamento do filme, ele permanece como um marco do cinema internacional e da carreira do diretor Jean-Pierre Jeunet; confira 4 curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain:

+++LEIA MAIS: 8 curiosidades do clássico Curtindo a Vida Adoidado [LISTA]

Sem Audrey Tautou como Amélie Poulain?


No DVD do filme, o diretor Jean-Pierre Jeunet incluiu alguns comentários inéditos. Segundo o cineasta, inicialmente, quando o rascunho da produção indicava que Amélie teria um pai inglês,  a atriz para viver a protagonista seria a inglesa Emily Watson

Contudo, ela não tinha um francês muito forte, e quando ficou indisponível para filmagens, o roteiro foi reescrito para uma atriz francesa - e Audrey Tautou foi a escolhida.

+++LEIA MAIS: 4 filmes com 0% de aprovação da crítica especializada [LISTA]


Filmado em café de verdade


No filme, Amélie trabalha em um café - um dos cenários principais no qual a atriz passa grandes momentos da narrativa. O local usado para as filmagens foi um café de verdade, chamado "Cafe des 2 Moulins".

O estabelecimento fica na região de Montmartre em Paris - e funciona como qualquer outro café, servindo refeições, doces e outros. Após o filme, o local se transformou em uma grande atração turística da cidade.

+++LEIA MAIS: Qual dos Friends mais gastou dinheiro com café no Central Perk?


Efeitos especiais


Pode parecer que jogar pedras no rio é fácil, mas não foi para Audrey Toutou nas filmagens da produção. Em uma cena, a atriz deveria fazer pedras saltitarem na água do Rio Sena, e quando não conseguiu, o diretor Jean-Pierre Jeunet precisou fazer o efeito digitalmente.


Gnomo familiar


O gnomo que aparece no filme não foi escolhido ao acaso, ele era de um dos integrantes da equipe de filmagens, Jean Marie Vives. O profissional fotografou a figura e fez montagens com imagens das viagens dele para serem utilizadas no filme. 


+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filme notícia lançamento 20 anos Francês décadas curiorisades O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada