- Yorgos Lanthimos no Festival de Cannes (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)

Yorgos Lanthimos: 5 filmes para conhecer o diretor de A Favorita e O Sacrifício do Cervo Sagrado [LISTA]

Com um estilo muito original, o diretor grego Yorgos Lanthimos teve três produções concorrendo ao Oscar

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/03/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h24

O diretor grego Yorgos Lanthimos ganhou destaque na indústria cinematográfica pelo estilo extremamente original. Sempre com produções inusitadas as quais trazem estranhamento no público pelas atuações frias e enigmáticas, câmeras com lentes muito abertas e temas singulares, que muitas vezes criticam a sociedade. 

Lanthimos começou dirigindo comerciais para escolas de dança na Grécia. Iniciou a carreira no cinema com Kinetta (2005), e, desde então, consagrou seu nome com três filmes concorrendo ao Oscar, como Dente Canino (2009), O Lagosta (2015) e A Favorita (2018). 

+++ LEIA MAIS: 3 filmes de terror da A24 para assistir no Prime Video [LISTA]

Pensando nisso, separamos cinco filmes para você conhecer Yorgos Lanthimos. Confira: 


Kinetta (2005)

Primeira experiência de Yorgos Lanthimos na direção, Kinetta (2005) estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O longa conta a história de um hotel grego em baixa temporada, o qual conta com uma camareira, um homem apaixonado por carros e um funcionário quem tenta filmar brigas de um casal como hóspedes.

+++ LEIA MAIS: Colin Farrell descreve o roteiro de Batman em três palavras - e parece incrível


Dente Canino (2009)

Dente Canino (2009) pode causar muito estranhamento - e polêmica - no público ao retratar uma família na qual os três filhos não têm contato com o mundo exterior. Vivem totalmente isolados e, como não conhecem nada fora de casa, acreditam que aviões são brinquedos e chamam flores de zumbis. A produção se passa em uma realidade totalmente diferente, e, com isso, ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2011.


O Lagosta (2015)

Indicado como Melhor Roteiro Original no Oscar 2017, O Lagosta (2015) é uma produção da A24 e tem Colin Farrell e Rachel Weisz no elenco, parcerias recorrentes nas produções de Lanthimos. Em um futuro distópico, há uma lei a qual proíbe as pessoas de ficarem solteiras, caso contrário, são transformadas em animais. Antes disso, têm a chance de encontrar o amor em um hotel com o prazo de 45 dias.

+++ LEIA MAIS: Rachel Weisz é cotada para o papel de Bond Girl


O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)

Com um clima de terror e uma fotografia fria, O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017) conta a história de Steven (Colin Farrell), cirurgião casado com Anna (Nicole Kidman) e pai de dois filhos quem tem uma vida sossegada e confortável. Tudo muda quando o garoto de 16 anos Martin (Barry Keoghan) entra em sua vida e exige do cirurgião escolhas difíceis.


A Favorita (2018)

Provavelmente o filme mais comercial de Yorgos Lanthimos, A Favorita (2018) conta com um elenco de peso com Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman. O longa de época mostra Sarah Churchill (Rachel Weisz), grande conselheira e amante da Rainha Ana (Olivia Colman). No entanto, o posto de favorita corre perigo quando Abigail (Emma Stone) chega ao palácio e parece conquistar a majestade.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 papéis para conhecer Olivia Colman, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante [LISTA]

notícias diretor colin farrell olivia colman Emma Stone kinetta o sacrificio do cervo sagrado rachel weisz a favorita o lagosta yorgos lanthimos dente canino

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais