- Batman na capa de Corte das Corujas (Foto: Divulgação / DC)

7 histórias que gostaríamos de ver no novo filme do Batman [LISTA]

Ainda não se sabe se nova produção vai ser baseada em algum dos quadrinhos do Homem-Morcego

Yolanda Reis Publicado em 09/06/2019, às 10h00

The Batman, novo filme do Homem-Morcego, já está tomando forma.  Nesta semana, o longa (que chega só em 2020) ganhou seu ator principal, Robert Pattinson, e uma prévia de enredo.

+++ Bastidores: Como Robert Pattinson se tornou o novo Batman?

De acordo com o Hollywood Reporter, o roteiro vai fugir um pouco do que foi feito nas produções anteriores. Enquanto a trilogia Cavaleiro das Trevas (2005 - 2012) mostrou o personagem do início ao fim da sua vida de Batman, e os filmes de Ben Affleck (2016) mostram-no como herói feito, The Batman procura o equilibrio e mostra Bruce Wayne "por volta dos 30 anos, e não é uma história de origem nem um conto de um vigilante experiente controlando a cidade de Gotham. É um Bruce Wayne no caminho de se tornar o detetive genial que ele é."

Batman é um dos principais personagens da DC Comics. É um milionário sem poderes e com sede de justiça, dotado de inteligência enorme e talento para investigações e artes marciais. Defende a cidade de Gotham de vilões extremamente malignos. E, assim como Bruce Wayne, seus inimigos tendem a ser inteligentes, ardilosos e engenhosos. Os personagens ricos geram histórias cheias de detalhes, e Batman conta com os principais arcos de histórias do estúdio.

+++ Marvel vs DC: quais heróis já ganharam cópias descaradas da editora rival?

Separamos algumas histórias contadas pelos quadrinhos do Homem-Morcego, mas que nunca chegaram às telonas - e seriam perfeitas para um novo filme. Veja:

1) A Corte das Corujas

A história estreou as HQs do Batman nos Novos 52, linha especial da DC Comics de 2011. Nela, o super-herói descobre que Gotham, sua cidade, é governada há séculos por uma instituição misteriosa, a Corte das Corujas, que literalmente se esconde nas sombras para influenciar as decisões dos governantes e da própria família Wayne.

A sociedade secreta atinge os nervos do Batman. Consegue fazer com que o herói fique inseguro e beirando à loucura (objetivo de longa data de vários vilões). A vulnerabilidade e as dúvidas pessoas caberiam bem ao propósito inicial do filme, de mostrar um personagem que não é iniciante, mas ainda não está em seu auge de poder.   

2) O Longo Dia das Bruxas

Saiu pela primeira vez em 1996, e chegou ao Brasil só em 2008 pela Panini Comics. Ela juntou dois dos elementos mais interessantes e sombrios para se ver no cinema: máfia e assassinatos em série. Bruce Wayne, ao lado de Harvey Dent, enfrenta uma batalha sem fim contra o mafioso Carmine Falcone. Mas, a cada passo dele, de algum modo, alguém ligado ao criminoso morre. E, o mais curioso: sempre em datas comemorativas, o que leva ao nome do vilão secreto, Holiday (Feriado).

Partes da história já foi adaptada antes para alguns formatos, como em Cavaleiro das Trevas, que mostrou a transformação de Harvey em Duas Caras e sua luta deturpada contra a máfia e depois contra a própria justiça. O Longo Dia das Bruxas marcou o início da era de histórias “complicadas” do Batman, e mostra-o com dificuldade de lidar com criminosos complexos. Perfeito para um “meio-herói.”

3) Arkham Asylum

O Asilo Arkham é um sanatório da cidade de Gotham. Apareceu ocasionalmente em histórias do vilão, e ganhou um vídeo game em 2009, popularizando o enredo e o local. Batman tenta encarcerar Coringa no hospital após uma recente fuga, mas com um golpe de sua amada Arlequina, que também está internada na instituição, conseguem subjulgar a segurança e tomar controle da facilidade. Coringa montou bombas em toda Gotham, e cabe a Batman vencê-lo.

Bruce descobre depois que, na verdade, o plano de Coringa é conseguir o composto Titan, que está no Arkham, e deixa quem o usa superpoderoso e mutante. Batman tem que usar toda a sua inteligência e astúcia para desenvolver um antídoto para esse elemento enquanto é atacado por Coringa e Hera Venenosa.

4) O Silêncio

O arco de 2002 mostra um vilão oculto, chamado de Silêncio, que tem uma vendeta contra Batman. Seus movimentos são feitos todos para afetar o super-herói e destruir a sua vida, e vale-se de artimanhas como tentativas de assassinato ou manipulação de cadáveres de entes queridos, tudo para destruir a vida de Bruce Wayne. E o vilão é um mistério envolto em bandagens.

A história mostra vários vilões do Batman - Mulher Gato, Clayface, Era Venenosa - e várias de suas parcerias, o que daria uma grande gama para trabalhar no filme.

5) Terra Um

Bruce Wayne é um jovem adulto de 20 e poucos anos que acabou de vestir a máscara de Morcego. A história explora um lado pouco visto: seus erros. Ele erra ao jogar o gancho de escalada. Erra quando pula. Escorrega. Está longe de ser o Batman que conhecemos, mas também já passou por assíduos treinamentos.

A história daria um thriller interessante para o cinema: um vilão desconhecido sequestrou várias meninas adolescentes, todas entre 13 e 17 anos. Uma delas,é Barbara Gordon, filha do Comissário Gordon. Na missão de salvamento, descobre que o sequestrador, agora chamado Aniversariante, é um dos capangas de Cobblepot, o prefeito - e Bruce descobre que a morte de seu pai não foi nada além de jogatina política.

6) Uma Casa Séria Em Um Mundo Sério

Esta é uma das histórias mais sombrias de Batman. Ocorre também no Asilo Arkham, e em 1989, foi uma das primeiras a explorar o local. Batman é chamado para conter uma revolta de Coringa, que resolve fazer um jogo de gato e rato com o herói em um labirinto cheio de vilões - como Chapeleiro Maluco, Crocodilo, Duas Caras. Depois, Batman descobre que quem arquitetou o plano na verdade foi Dr. Cavendish, administrador do hospital.

Batman escapa do labirinto de Coringa e encontra Cavendish vestido de noiva e segurando uma lâmina. Então, vem a parte mais horrível da história: o médico relata como Amadeus Arkham, o fundador no hospício, degolou a própria mãe, pois essa sempre via um demônio em forma de morcego, e ele queria livrá-la de seu sofrimento. O choque foi tão grande que Amadeus apagou da memória. Quando adulto, fundou o Asilo para hospedar sua mulher e sua filha, ambas estupradas. E o violador das duas foi internado em seu hospital - o que desencadeou lembranças de sua mãe. Enlouquecido, mata o bandido, e é internado também. Cavendish descobre isso quando vai trabalhar no local, e, também louco, acha que deve terminar o trabalho de Amadeus e matar o demônio morcego.

7) A Piada Mortal

Este é, talvez, o mais renomado quadrinho do Batman e a mais aceita história de como Coringa virou um supervilão retorcido e maior inimigo do Cavaleiro das Trevas. A história humaniza e dá tom de tragédia ao Coringa. Ele andava sempre triste por ser um palhaço frustrado, até que o pior dia de sua vida aconteceu: ele concordou em roubar planos de uma fábrica química onde trabalhava, mas logo depois descobriu que sua esposa grávida havia morrido. Foi forçado pelos outros bandidos a continuar com o que combinou, mas foram surpreendidos por Batman. Assustado, pula em um tonel e descobre que sua pele ficou branca, seus lábios repuxados em um eterno sorriso, os cabelos verde limão e sua sanidade perdida. Acaba no Asilo Arkham.

Depois de um tempo, foge do lugar. Ensandecido, atira em Barbara Gordon, deixando-a sem movimentos na perna, e sequestra o Comissário Gordon e leva ele para um parque de diversões. Depois de drogar o policial com alucinógenos, coloca seu plano em ação: fazê-lo enlouquecer. Primeiro, tortura-o mostrando fotos de sua filha nua e machucada. Depois, amarra-o em um carrinho e lança Gordon no Túnel dos Horrores, enquanto fala com ele - drogado, quase enlouquece, mesmo. O final da HQ é misterioso: nunca saberemos se Batman abandonou toda sua moral e matou Coringa ou não.

Piada Mortal ganhou, em 2016, uma animação em curta metragem, e seu Coringa também inspirou o criado por Tim Burton em 1989. 

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos

filme batman cinema notícias DC Comics robert pattinson ben affleck Duas caras vilões corte das corujas Piada Mortal

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada