- Personagens de Vastidão da Noite (Foto: Reprodução/Amazon Prime)

Ficção científica retrô é novo sucesso de crítica da Amazon Prime; conheça Vast of Night

Filme é uma grande homenagem a Além da Imaginação (1959)

Redação Publicado em 10/06/2020, às 10h19

Recentemente, chegou na Amazon Prime Video o filme Vastidão da Noite, longa-metragem de ficção científica retrô e novo sucesso de crítica da plataforma de streaming. O filme, antes de estrear, foi rejeitado por 18 festivais de cinema antes de ser exibido no Slamdance, em 2019, e receber o prêmio do público na categoria Melhor Narrativa. A produção foi dirigida pelo estreante Andrew Patterson.

A história de Vastidão da Noite acompanha Everett (Jake Horowitz), um carismático radialista, e Fay (Sierra McCormick), jovem que trabalha na central telefônica. Eles moram na pacata e fictícia Cayuga, Novo Mexico, e que descobrem um sinal misterioso aparentemente transmitindo via rádio. Então, os dois passam a investigar esse fato.

+++LEIA MAIS: Filmes 'sérios' da Marvel são os únicos realmente bons - o resto é repetição de fórmula [OPINIÃO]

Esse filme caiu nas graças da crítica e foi bastante elogiado, principalmente pela química entre os personagens de Jake Horowitz e Sierra McCormick, a direção de Andrew Patterson e o trabalho de M.I. Littin-Menz, diretor de fotografia. De acordo com o The Guardian, Vastidão da Noite é um "sci-fi misterioso, espirituoso e chega como um sinal de radar persistente e inexplicável do céu: baixo orçamento, alto conceito".

Além disso, ainda de acordo com as críticas, o filme é uma linda homenagem ao seriado Além da Imaginação.

Como dito pelo The Guardian, "Vastidão da Noite é agradável porque nos leva a uma pergunta intrigante: se os EUA do final dos anos 50 eram tão abafados e conservadores, como eles deram origem à Além da Imaginação e outras ficções científicas - tão ferozmente imaginativas, anárquicas, satíricas e ousadas?

+++LEIA MAIS: Van Damme revela que entrou para ‘lista de indesejados’ e foi rejeitado por Hollywood: entenda o motivo

Sobre a relação entre os dois protagonistas, o Den of Geek disse: "o coração de Vastidão da Noite é a dinâmica entre de Fay e Everett, que brigam, flertam e brincam entre si [...], enquanto correm pela cidade tentando descobrir exatamente o que o áudio significa, encontrando e interrogando moradores locais". Já os diálogos são ditos como "geralmente estilizados e ágeis".

Ainda de acordo com o site, "Everett é afável e sofisticado, pois fuma uma infinita corrente de cigarros". Já "Fay é um turbilhão, tentando resolver o mistério, verificando sua irmã caçula e aprendendo a usar seu novo dispositivo de gravação. É uma alegria acompanhar os dois de perto".

+++LEIA MAIS: Elton John revela verdade sobre relação com Michael Jackson: ‘Pessoa perturbada’

A respeito do trabalho do diretor de fotografia M.I. Littin-Menz, o Screen Rant não poupou elogios. "Desde o início, a fotografia trata os espectadores em longas tomadas que os permitem mergulhar no cenário, no período e nos personagens em sua frente", opinou.

Além disso, segundo o site, "Cada cena consegue ser ao mesmo tempo bela e assustadora, capturando o vazio da pequena cidade e, ao mesmo tempo, preenchendo o espaço restante com as personalidades vibrantes e a curiosidade dessas personagens".

+++LEIA MAIS: O Vendedor de Sonhos conquista público da Netflix na quarentena: “Precisamos falar sobre suicídio”

Para o What Culture, Vastidão da Noite "é uma história sobre histórias; sobre como eles se espalham e mudam de acordo com o que lhes dizem e quem os ouve".


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

entretenimento Amazon cinema crítica Retrô críticas Ficção Científica amazon prime screen rant The Guardian Den of Geek Cayuga Fay vastidão da noite Sierra McCormick Vast of Night Novo Mexico Everett M.I. Littin-Menz what culture Andrew Patterson Jake Horowitz

Leia também

Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda