- Marighella (Foto:Reprodução)

Filme Mariguella, de Wagner Moura e com Seu Jorge, tem estreia adiada no Brasil para 2020; entenda

A produtora e distribuidora planejam que a estreia do longa-metragem ocorra em abril de 2020

Redação Publicado em 13/09/2019, às 09h05

Marighella, o aguardado longa-metragem de Wagner Moura, teve o lançamento nacional cancelado. O primeiro filme dirigido pelo ator não conseguiu cumprir as exigências da Ancine (Agência Nacional do Cinema) para realizar a estreia no dia 20 de novembro de 2019, dia da consciência negra e data de 50 anos da morte do guerrilheiro homenageado.

A produtora do filme, O2 Filmes, entrou com um recurso solicitando a liberação de verbas pela Ancine, em agosto, para pagar a comercialização da obra. Porém, a ação foi emitida antes da assinatura do contrato com o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e não cumpria o prazo de três meses de antecedência à estreia que é requisitado. Em outra ação, os produtores pediam o ressarcimento de R$1 milhão que foram gastos com a produção da obra.

Nos últimos tempos, a agência nacional enfrentou alguns impasses com o setor político e teve ex-presidente, Christian de Castro Oliveira, afastado. Junto com o ex-ministro da Cultura e atual secretário estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, os dois viraram réus por "violação de sigilo funcional, prevaricação, calúnia, injúria, difamação e associação criminosa". Além disso, neste mês, o presidente Jair Bolsonaro, cortou 43% do Fundo Setorial do Audiovisual.

Em uma nota oficial, a produtora explicou a razão do cancelamento da estreia e afirmou que está trabalhando para que o filme seja exibido nos cinemas brasileiros.

"Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine. Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema do mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça."

Devido aos impasses, a estreia do filme foi adiada estrategicamente para abril de 2020 pela produtora e a distribuidora, Paris Filmes.

Baseado no livro de Mario Magalhães, o filme narra a história do ativista e guerrilheiro, Carlos Marighella, nos tempos da ditadura militar brasileira. Com Seu Jorge no papel principal, o longa segue como participante de diversos festivais de cinema internacionais.

Assista ao trailer de Marighella:

notícia cinema wagner moura Marighella estreia cancelada

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae