- Green Day (Foto: Theo Wargo/Getty Images)

Green Day: Por que memes sobre a banda em setembro não são engraçados?

Em setembro a internet se diverte com memes da música 'Wake Me Up When September Ends,' do Green Day

Itaici Brunetti Publicado em 01/09/2021, às 15h02 - Atualizado em 01/10/2021, às 18h21

Todo início de setembro, o nome da banda Green Day entra nos assuntos do momento do Twitter. O motivo é justamente a música "Wake Me Up When September Ends"; o título, em tradução livre, significa "Acorde-me Quando Setembro Acabar". E, no mês de setembro de 2021, não foi diferente: o grupo de Billie Joe Armstrong voltou a ser tema - e piada - na internet. 

Milhares de memes sobre o Green Day foram compartilhados no primeiro dia de setembro -  comportamento que continuou até o fim do mês. Há uma série de comentários brincando com a ideia da música de "querer dormir o mês inteiro". No entanto, como pontuou o Kerrang!, a piada sobre a canção não tem graça nenhuma. O site explica o por quê:  

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong escolhe melhor disco e música do Green Day - e surpreende

"Wake Me Up When September Ends" faz parte da tracklist do aclamado e premiado disco American Idiot (2004). A composição de Billie Joe Armstrong é uma homenagem ao pai, Andrew Armstrong, falecido em 10 de setembro de 1982, quando o cantor tinha apenas 10 anos.

Embora o número de tuítes sobre a música seja maçante nas redes sociais, uma pequena porcentagem de fãs alerta que não há graça na brincadeira. "Novamente, é desrespeitoso. Não é uma música sobre querer ser preguiçoso durante todo o mês de setembro, Armstrong a escreveu para seu pai, que morreu em setembro quando ele tinha apenas 10 anos.", tuitou um perfil. 

+++LEIA MAIS: Green Day deve vir ao Lollapalooza 2021, diz jornalista

Outro fã reforçou: "É 1º de setembro. Seu lembrete anual de que a música 'Wake Me Up When September Ends', do Green Day, é sobre a morte do pai de Billie Joe quando ele era criança."

with all due respect i will throw up on anyone making "wake me up when september ends" memes again. it is disrespectful. it's not a song about wanting to be lazy all september, armstrong wrote it for his dad who died in september when he was just 10.

— rinnie (@hoeshinated) August 31, 2021

It's September 1.

Your yearly reminder that the Green Day song "Wake Me Up When September Ends" is about Billie Joe's dad dying when he was a kid. pic.twitter.com/xRPgIYTMkA

— Skritch (@monstercollie) September 1, 2021

O que Billie Joe pensa?

Em entrevista de 2019 ao programa de Howard Stern, Billie Joe Armstrong explicou o título da música. "Acho que é algo que ficou comigo; o mês de setembro sendo aquele aniversário que sempre é (da morte do pai), é uma espécie de chatice. É estranho: quando as coisas acontecem assim quando você é tão jovem, é quase como se a vida começasse no ano zero ou algo assim."

+++LEIA MAIS: O dia em que Dave Grohl viu a mãe beber cerveja com o Green Day: 'Ela é muito legal' [FLASHBACK]

Contudo, o próprio cantor já brincou com o assunto. Em 2019, ele já esperava que a canção se tornasse meme novamente e, por isso, gravou um vídeo dele mesmo “acordando” no primeiro dia de outubro. Na gravação, o frontman do Green Day boceja, coça os olhos, brinca um pouco com o cachorro e avisa: “vou voltar para a cama.”

Anos antes, em 2016, Billie Joe Armstrong foi questionado pela Vulture sobre como se sente quando vê memes sobre a música durante todo o mês de setembro. Sucinto, o vocalista do Green Day respondeu: "Divirtam-se, e levem a vida ao mesmo tempo."

+++LEIA MAIS: 25 anos de Insomniac: Green Day lança edição especial do disco com músicas ao vivo inéditas

As informações são do site Kerrang!

música disco notícia green day Setembro Billie Joe Armstrong american idiot wake me up when september ends

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein