- Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Os males ocultos do Covid: queda de cabelo, pensamentos suicidas, problema na pele e mais

Além dos sintomas mais comuns, como perda de olfato e paladar, a doença tem reações menos conhecidas nos infectados

Redação Publicado em 29/03/2021, às 16h27

A Covid-19 tem alguns sintomas e sequelas conhecidos nos infectados. Perda do paladar, olfato, cansaço, dificuldade de respirar e perda da memória são alguns dos mais comuns, mas enquanto a pandemia continua, são descobertas novas reações causadas pela doença.

Há relato de pessoas que estão curadas da Covid-19, mas apresentam sequelas que duram diversos meses. Os resultados de um estudo da Jama Network indicaram que 30% dos participantes continuaram com sintomas da doença, como fadiga e perda de olfato ou paladar, nove meses após contrair o vírus.

+++LEIA MAIS: Todo o mal que o kit-Covid pode te causar: Ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina não são eficazes para prevenir vírus

No entanto, a Covid-19 apresenta outros sintomas não tão conhecidos, como queda capilar, alterações nos olhos, problemas na pele e até pensamentos suicidas. 

Queda capilar

Por se tratar de uma doença nova, os médicos, ao longo dos meses, descobrem novos sintomas e sequelas da Covid-19. Uma das confirmadas é a queda capilar.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Em entrevista ao G1, a dermatologista Kátia Takahashi explicou: “É uma queda abrupta que chamamos de eflúvio telógeno. A pessoa tem a Covid e, geralmente, depois de um mês já começa a ter a queda de cabelo acentuada.”

“Isso depende do grau que a pessoa teve o Covid, se for um nível muito inflamatório, com muita liberação de citocinas inflamatórias, muito estresse e liberação de carga viral, essa queda de cabelo pode começar às vezes com trinta dias, ou pode começar com dois a três meses que é o que vemos aqui no consultório,” concluiu.

+++LEIA MAIS: Ministro da Saúde é recebido aos gritos na USP: ‘Bolsonaro genocida, mais vacina e menos cloroquina’

Segundo a dermatologista, é uma sequela temporária também potencializada pelo estresse, mas que dura “de três, até seis meses”. Além disso, há tratamentos que amenizam a queda capilar. 


Pensamentos suicidas e outras condições de saúde mental

Os pensamentos suicidas são algumas das consequências dos danos neurológicos causados pela Covid-19. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o neurologista Igor Koralnik estudou os efeitos do vírus no cérebro a longo prazo.

+++LEIA MAIS: Como a Covid-19 afeta o cérebro? Neurologistas respondem

A pesquisa concluiu que 85% dos pacientes reportaram experiências com pelo menos quatro sintomas os quais afetaram qualidade de vida e habilidades cognitivas. Alguns dos efeitos comuns foram névoa cerebral (81%), dor de cabeça (68%), dormência (60%), tontura (47%), dor (43%), visão embaçada (30%) e tinnitus, um zumbido na cabeça (29%). Além disso, a porcentagem dos sintomas mais conhecidos também foi avaliada, como perda de paladar (59%), perda de olfato (55%) e dores musculares (55%),

Segundo Koralnik, além da Covid-19 afetar condições de saúde mental previamente existentes, infectados pela doença podem desenvolver novas condições: depressão, comportamentos obsessivos, estresse pós-traumático e pensamentos suicidas, por exemplo.

+++LEIA MAIS: Elza Soares recebe vacina contra Covid-19: ‘Ciência venceu o medo, negacionismo e desinformação’


Lesões na pele

Um estudo de pesquisadores do King's College London, no Reino Unido, coletou dados de 350 mil pessoas para analisar as sequelas e sintomas da Covid-19. Conforme noticiado pela BBC, 17% das pessoas que testaram positivo apontaram as erupções na pele como as primeiras manifestações da doença, e 21% das pessoas apontaram sinais dermatológicos como os únicos sintomas da Covid-19.

Há diversas hipóteses sobre o aparecimento desas lesões na pele, como resposta do sistema imunológico e lesões vasculares. Contudo, os médicos afirmam que cada infectado pela Covid-19 pode enfrentar causas diferentes.

+++LEIA MAIS: Entenda como funciona a vacina contra a Covid-19

Publicado na revista científica British Journal of Dermatology, um estudo de pesquisadores espanhóis listou os principais efeitos na pele: lesões assimétricas, como frieiras, que podem causar coceira ou dor; pequenas bolhas no torso e nos membros; áreas brancas ou rosadas da pele acompanhada por coceira; e livedo, na qual a pele fica vermelha ou azul. 


Alterações na visão

Segundo matéria publicada pelo Correio Braziliense, a Covid-19 e o tratamento da doença pode causar graves doenças nos olhos. Em caso de quadros moderados e graves, são utilizados medicamentos que combatem a inflamação no sistema vascular, e isso pode causar catarata e danos nos vasos sanguíneos da retina.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro diz que Coronavac 'não será obrigatória e ponto final'

O oftalmologista Jonathan Lake, em entrevista ao Correio Braziliense que pacientes também podem relatar piora na visão que é indetectável em exames que indicam graus dos óculos: “Em pacientes com fatores de risco ela pode ter algumas manifestações oculares importantes. Temos visto em pacientes hipertensos algumas hemorragias e oclusões.”

Algumas das sequelas da Covid-19 e do tratamento nos olhos podem ser retinopatia, que provoca danos na retina, devido ao aumento da pressão arterial e enfraquecimento dos vasos. Além disso, a catarata, devido aos medicamentos, também pode ser desenvolvida por pacientes de qualquer idade.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


 +++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia doença covid-19 visão sintoma vírus sequela queda cabelo pensamento suicida problema pele neurológico

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae