- Bob Dylan (foto: Chris Pizzello/ AP)

Ouça a versão original e banida de 'Hurricane', clássico do Bob Dylan

O artista foi forçado a regravar a música pela Columbia Records

Redação Publicado em 07/04/2020, às 13h47

"Hurricane" foi uma das músicas mais controversas de Bob Dylan. Composta em 1976, a faixa baseava-se na vida de Rubin 'Hurricane' Carter, um boxeador com uma carreira promissora que foi preso e condenado por matar uma mulher e dois homens em um bar em 1966.

Segundo informações da revista Far Out, Dylan tornou-se cada vez mais interessado no ex-atleta depois de ler a autobiografia de 'Hurricane'. Ele decidiu visitá-lo na prisão e depois de conversar bastante, logo se viu convencido da inocência de Carter.

+++LEIA MAIS: As 15 músicas favoritas de Patti Smith são perfeitas para a quarentena; de Beatles a Bob Dylan [LISTA]

Bob Dylan, sempre um homem do povo, tem uma propensão a uma música de protesto e depois de decidir que o pugilista foi condenado injustamente, estava interessado em chamar a atenção para sua situação trágica e destacar a convicção como motivada pela raça. Ele decidiu escrever uma música para o boxeador ao lado de Jacques Levy, nove anos depois de ser preso. 

Muitos iriam ouvir a faixa pela primeira vez no álbum Desire de Dylan. Mas, na verdade, a visão inicial dele tinha sido um pouco diferente antes dos advogados da Columbia Records, que alteraram a letra.

+++LEIA MAIS: As 8 músicas indispensáveis para Brian Wilson, fundador dos Beach Boys

Enquanto muitas das alegações de Dylan de injustiça racialforam mantidas nos versos, os advogados estavam mais preocupados com a parte que implicava que Alfred Bello e Arthur Dexter Bradley (as duas principais testemunhas do caso original) teriam "roubado os corpos", ou seja, incriminado 'Hurricane'.

Com essa implicação, os advogados exigiram que Dylan consertasse a letra. Infelizmente para Dylan, as multitracks tinham muito vazamento e suprimir a letra era impossível. Ele decidiu regravar a música inteira.

+++LEIA MAIS: Bob Dylan lança 1ª música em 8 anos - e ela tem 17 minutos de duração; ouça

Quando Dylan optou por regravar a música, ele já estava em ensaios para sua icônica turnê, a Rolling Thunder Revue. Isso significava que os músicos da turnê estavam prontos e esperando. Dylan pediu que o violinista Rivera, o guitarrista Steven Soles, o baixista Rob Rothstein, o baterista Howie Wyeth e o percussionista Luther Rix entrassem no estúdio. Eles gravaram uma versão muito mais pacífica de "Hurricane".

Nessa versão, a faixa foi reduzida a oito minutos e foi dividida em duas tomadas diferentes. A gravação do álbum da música também contém um erro perceptível, pois Ronee Blakely, que está fornecendo vocais de harmonia, erra a letra: "Remember you saw (said) you saw the getaway car."

+++LEIA MAIS: Os 17 ídolos musicais de Bob Dylan: De Elvis Presley a Johnny Cash

Abaixo está a versão original de Dylan da faixa. É uma trilha de dez minutos em um ritmo muito mais lento, fornecendo pensamentos do astro sobre um assunto incrivelmente controverso.  A dicção é a melhor e a mensagem é mais clara. Isso sem considerar a falta de censura nesta versão original: 


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK

música notícias rock racismo crime Curiosidades Bob Dylan boxe Hurricane

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein