- Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Por que alguns países ainda não receberam vacina contra Covid-19?

Apesar da aceleração da vacinação em algumas nações, ainda há muita desigualdade na distribuição dos imunizantes

Redação Publicado em 12/04/2021, às 19h38

Apesar do avanço da vacinação ao redor do mundo, alguns países ainda não receberam uma única dose de vacina contra a Covid-19. De acordo com a OMS, há uma grande discrepância entre as nações - Gibraltar, por exemplo, tem quase 100% da população vacinada, enquanto Nicarágua não tem nem doses. As informações são da Época.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, comentou sobre a desigualdade da distribuição de vacinas. Recentemente, ele pediu o aumento da produção global, assim como a partilha justa. 

+++LEIA MAIS: Brasil vive ‘inferno furioso de surto’ da pandemia, diz OMS

Ainda há diversos países que não receberam doses do imunizante. São 10 na África, como Líbia e Madagascar, e outros na Ásia Central. Várias nações não constam nas estatísticas de vacinação, como Cuba e Coreia do Norte, mas, segundo a Época, a falta de informações não significa que nenhuma vacina foi recebida pelos países.

Muitos dos países que sofrem com a falta de vacinas estão no continente africano, e alguns têm governos que acreditavam no combate do vírus de outras formas. "Com relação à África, temos a boa notícia de que 44 países já receberam o fornecimento de vacinas. Mas, ao mesmo tempo, isso também significa que dez países não receberam até agora nenhuma vacina", explicou (via Época) Clemens Schwanhold, da ONG de combate à pobreza ONE.

+++LEIA MAIS: Após recorde de mortes por Covid-19, Bolsonaro anuncia: ‘Não vai ter lockdown nacional’

Por que as vacinas não chegam?

Para tentar levar vacina a todos, criou-se o programa Covax. Nele, os Estados-membros da OMS foram divididos em dois grupos: um de 98 países mais ricos e outro de 92 mais pobres, cuja vacina seria financiada pelas nações com mais dinheiro. No entanto, não há doses disponíveis.

Sonja Weinreich, da organização Brot für die Welt (Pão Para o Mundo), explicou: "O problema é que não há muito mais doses de vacinas disponíveis porque a UE e os Estados Unidos já asseguraram a grande maioria delas. Portanto, este mecanismo não vem sendo capaz de se impor adequadamente porque essa solidariedade simplesmente não existe."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Com o avanço da pandemia ao redor do mundo, a exportação de vacinas em países fabricantes está sendo restringida. A Índia, importante para o fornecimento mundial de vacinas, restringiu a exportação, e os EUA também não estão transportando doses para outras nações.

De acordo com a Época,  objetivo do programa Covax  é vacinar, pelo menos, 20% da população de todos os 92 países beneficiários até o final de 2021. Com a aceleração da vacinação, em alguns locais Sonja Weinreich acredita que será possível alcançar a meta: "Na Europa, a implementação da vacinação está começando a ganhar velocidade, e muito mais vacinas devem estar disponíveis."


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia EUA covid-19 europa Vacina países oms doses vacinar

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein