- Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução)

Por que A Pedra Filosofal mudou completamente começo do livro de Harry Potter?

Há uma explicação para a mudança - e faz todo o sentido

Redação Publicado em 12/05/2020, às 18h55

A adaptação do filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal, lançada em 2001, apresentou algumas mudanças importantes em comparação ao livro, principalmente na cena de abertura, como relembra o ScreenRant

+++ LEIA MAIS: 9 detalhes escondidos em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 [LISTA]

A primeira parte da franquia, também conhecida como Harry Potter e a Pedra Filosofal para o público norte-americano, foi baseada no romance de estreia de J.K Rowling. O filme, embora em grande parte faz uma recriação fiel do material original, teve uma cena de abertura diferente da apresentada no livro. Há uma razão para a mudança, porém.

No início da obra de Rowling, em 1997, Vernon e Petunia Dursley eram o foco principal. Depois de uma longa narrativa sobre Vernon que o jovem Harry Potter é encontrado na porta dos tios após ser deixado lá por Dumbledore.

+++ LEIA MAIS: Robert Pattinson, Emma Thompson, David Tennant e mais: 17 atores incríveis que fizeram parte de Harry Potter - e esquecemos

No filme, contudo, a sequência de abertura com Vernon entrando em contato com integrantes do mundo bruxo foi omitida. Ele não se concentrou na celebração após a queda de Voldemort. A opção para o longa foi apresentar direto o momento em que Dumbledore e McGonagall se encontraram na Rua dos Alfeneiros. Hagrid carregava o bebê Harry e Dumbledore deixa a criança na porta dos parentes. 

Segundo o Screenrant, a razão para a mudança nunca foi confirmada, mas existem explicações razoáveis - e que fazem total sentido. Devido a restrições de tempo, as adaptações do filme nunca tiveram a oportunidade de trazer exatamente todas as cenas. 

+++ LEIA MAIS: Elenco de Harry Potter comenta possibilidades de reviver personagens da saga

Certamente não é incomum que os filmes cortem pontos da trama dos livros em que se baseiam. Essa provavelmente é a situação em relação à Pedra Filosofal, já que o filme tem mais de duas horas e meia de duração.

Ao omitir a abertura do livro e começar com a chegada de Harry à Rua dos Alfeneiros, o filme saltou para a nova jornada do jovem bruxo. Havia tempo de sobra para apresentar a conexão da família Dursely com o mundo bruxo, por isso era desnecessário trazer a abertura do livro. Era mais importante focar menos no passado e colocar a situação de Harry na frente e no centro antes de chegar à linha do tempo principal. 


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL 

filme notícia cinema Livro Harry Potter adaptação a pedra filosofal

Leia também

Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry