- Greta Gerwig (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Somente 5 mulheres foram indicadas na categoria de melhor direção na história do Oscar; conheça

Depois de 92 anos, a composição da cerimônia ainda é formada majoritariamente por homens

Redação Publicado em 14/01/2020, às 13h56

Em toda a história do Oscar, fundado em 1929, somente cinco mulheres concorreram ao troféu de Melhor Direção - e nenhuma delas em 2020. Contudo, a maioria das cerimônias de premiação deste ano - real e infelizmente - apresentou uma lista de indicados formada essencialmente por homens.

+++ LEIA MAIS: Após #OscarSoWhite, Oscar 2019 é histórico ao consagrar Mahershala Ali, Spike Lee e Pantera Negra [ANÁLISE]

Por mais que Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres), Lulu Wang (A Despedida), Marielle Heller (Um Lindo Dia na Vizinhança), Lorene Scafaria (As Golpistas), Melina Matsoukas (Queen & Slim) e Kasi Lemmons (Harriet) tenham comandado filmes muito bem aclamados pela crítica, eles não foram reconhecidos pela organização.

Há quatro anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas montou uma iniciativa para obrar a participação de mulheres e minorias, mas, ainda assim, a composição do Oscar permanece 68% masculina.

+++ LEIA MAIS: Com 11 indicações, Coringa já é o filme de HQs mais celebrado da história do Oscar; veja 

Conheça, abaixo, as cineastas que estavam entre os nomeados dos Prêmios da Academia para Melhor Direção:

 

Lina Wertmüller - Pasqualino Sete Belezas (1975)


(Photo by Mark Von Holden/Invision/AP)

Quarenta e oito edições do Oscar se passaram até que a primeira mulher fosse indicada ao prêmio de direção, em 1977. A italiana Lina Wertmüller entrou para a história com Pasqualino Sete Belezas, que acompanha um desertor italiano capturado por soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Outros trabalhos dela como diretora incluem E Agora Falamos de Homens (1965), Mimi, o Metalúrgico (1972), Amor e Anarquia (1973), Por um Destino Insólito (1974), Amor e Ciúme (1978), Camorra (1985), Sábado, Domingo e Segunda (1990), Ferdinando e Carolina (1999) e A Casa dos Gerânios (2004).

 


Jane Campion - O Piano (1993) 


(AP Photo/Reed Saxon)

17 anos se passaram até que outra mulher fosse indicada ao Oscar de melhor direção. A a neozelandesa Jane Campion disputou o troféu com O Piano, em 1994, com a história de uma mulher muda que é enviada à Nova Zelândia para um casamento arranjado em 1850.

Campion não ganhou o troféu de direção, que ficou para Steven Spielberg por A Lista de Schindler. Outros trabalhos dela como diretora incluem Sweetie (1989), Um Anjo em Minha Mesa (1990), Retratos de uma Mulher (1996), Fogo Sagrado! (1999), Em Carne Viva (2003), O Brilho de uma Paixão (2009) e as duas temporadas de Top of the Lake.

 


Sofia Coppola - Encontros e Desencontros (2003) 


(AP Photo/Reed Saxon)

Depois de uma década, em 2004, Sofia Coppola tornou-se a terceira mulher a concorrer ao Oscar de direção, indicada por seu seu segundo filme, Encontros e Desencontros. Nele, um homem de meia-idade e uma jovem mulher veem seus caminhos se cruzarem durante uma viagem a Tóquio, no Japão.

Naquele ano, o Oscar de direção ficou para Peter Jackson por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Mas ela recebeu o prêmio de roteiro adaptado, representando a terceira geração de sua família a ganhar um Oscar, depois de seu pai, o diretor Francis Ford Coppola, e seu avô, o compositor Carmine Coppola.

Outros trabalhos dela como diretora são As Virgens Suicidas (1999), Maria Antonieta (2006), Um Lugar Qualquer (2010), Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2003), A Very Murray Christmas (2015) e O Estranho que Nós Amamos (2017).

 


Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror (2008)


(AP Photo/Chris Pizzello)

Foi apenas em 2010, na 82ª edição da premiação, que o Oscar de direção foi entregue a uma cineasta. Kathryn Bigelow fez história com Guerra ao Terror, o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher a ganhar a estatueta de melhor filme. 

Guerra ao Terror acompanha três soldados norte-americanos com a missão de desarmar bombas durante a Guerra do Iraque. Na categoria de direção, Bigelow concorreu com James Cameron, por Avatar; Lee Daniels, por Preciosa; Jason Reitman, por Amor Sem Escalas; e Quentin Tarantino, por Bastardos Inglórios

Ela recebeu uma nova indicação ao Oscar em 2013, na categoria melhor filme, como uma das produtoras de A Hora Mais Escura (2012). Outros trabalhos dela como diretora incluem The Loveless (1981), Quando Chega a Escuridão (1987), Jogo Perverso (1989), Caçadores de Emoção (1991), Estranhos Prazeres (1995), O Peso da Água (2000), K-19: The Widowmaker (2002) e Detroit em Rebelião (2017). 

 


Greta Gerwig - Lady Bird: A Hora de Voar (2017)


(Jordan Strauss/Invision/AP)

Oito anos depois, a norte-americana Greta Gerwig concorreu ao Oscar de direção com Lady Bird: A Hora de Voar. Até então, a cineasta era conhecida principalmente pelo trabalho como atriz e roteirista, tendo trabalhado filmes como Hannah Sobe as Escadas (2007), Frances Ha (2012) e Mistress America (2015). 

Lady Bird acompanha a vida de uma adolescente que, como a própria diretora, cresceu em Sacramento, na Califórnia. Além de direção, Gerwig também concorreu na categoria de roteiro adaptado. O filme ainda recebeu indicações aos prêmios de melhor atriz (Saoirse Ronan) e melhor atriz coadjuvante (Laurie Metcalf).

 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE' 

oscar cinema notícias mulheres indicações melhor direção 2020 minoria

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein